Como assim 10 anos? A primeira concessionária não é de Abril/2017? Que conta maluca é essa então?
Pois é pessoal! Essa nova fase da Royal Enfield no Brasil teve motos chegando e sendo entregues em DEZEMBRO 2012! Eram os tempos do importador parceiro pioneiro, o Sr. Guilherme Hannud. Uma lenda do motociclismo brasileiro, ele era o dono da marca AMAZONAS e importava motos chinesas da marca Loncin. Desde 2010 ele já estava testando a Royal Enfield no Brasil, com algumas Classic 500 rodando pelo interior de SP. As poucas motos que chegaram em 2010 tiveram também a missão de fazer aquele processo burocrático de homologação com os “órgãos competentes” do nosso governo.
Uma dessas motos foi noticiada pela revista Quatro Rodas Moto em Setembro 2011, atiçando a curiosidade de vários leitores!
Leia aqui a matéria: 4RMotoEspecial31_Classic500
Naquele momento, já existia um site brasileiro que apresentava a Classic 500, dados técnicos e suas nove cores! E convidava o interessado a fazer sua inscrição para receber notícias sobre o lançamento. O valor da moto constava como 16mil reais, mas a data ainda não estava sendo divulgada.
Muitas pessoas se inscreveram, mas nenhuma notícia foi enviada nos meses seguintes. A página da Royal Enfield Brasil no facebook tinha fotos, mas pouca ou nenhuma interação. Apenas informava que “quando as motos chegarem, avisaremos”. Obviamente, o público ficava apreensivo sobre a firmeza de toda a operação. Entretanto, ninguém tinha pago nada ainda.
Apenas em outubro 2012, os interessados cadastrados começaram a receber ligações telefônicas do nosso amigo Alan Fernando “Animal” Girotto para confirmar o interesse na moto, cuja previsão de chegada era Dezembro 2012. A loja ficava no bairro Butantan, em São Paulo capital. Depois confira aqui a entrevista do Portal Gasolina com o jovem “Animal”.
E assim na terceira semana de dezembro, começaram as entregas das primeiras Classic 500 no Brasil. Modernizadas com o motor UCE-500 de 2007, injetado, e atendendo as normas brasileiras anti-poluição da época.
Motos sem ABS ainda, chegavam montadas e aqui no Brasil a equipe fazia a ativação e checagem para entrega. O galpão/escritório ficava em Cotia/SP, ao lado de onde também ficava a operação da Amazonas.
As primeiras motos saíram para SP, RJ, DF, MG, e ao longo de 2013 foram vendidas as demais motos desse primeiro lote, aproximadamente 60 motos. Além da loja em São Paulo capital, o importador tinha revendas parceiras em Belo Horizonte (Motostreet), Itajubá e outras cidades próximas.
São desta época as motos do Bressan (Brasília/DF), que pegou a moto na loja em São Paulo e foi rodando pra Brasilia, e do Adail (São Carlos/SP) e Reinaldo (Botucatu/SP), grandes amigos que instalaram o sidecar tradicional da marca KOZI, um produto que também era oferecido pelo importador. Curiosidade: é o sidecar que aparece no filme Prisioneiro de Azkaban do Harry Potter, mas a moto é uma Triumph.
Infelizmente, pouquíssimos registros daqueles tempos estão públicos, se você for proprietário de motos desse primeiro lote, não se acanhe e entre em contato pelo link PARTICIPE ali no menu superior do site. Queremos registrar essas histórias!
Essa operação inicial do Sr. Hannud participou do Salão 2 Rodas 2013, com um stand pequeno mas muito bonito. Além dos vários modelos Classic 500 com e sem sidecar, eles apresentaram a cafe racer Continental GT 535, que tinha acabado de ser lançada na Inglaterra, gerando muita curiosidade e interesse.
Reveja o review da Classic 500 feito pelo VRUM com o Téo Mascarenhas (Jornal Estado de Minas), vídeo publicado NOVE anos atrás!
Por alguma razão ainda desconhecida por nós, no meio de 2014 acabou a parceria com a Royal Enfield Índia e foi encerrada a operação de importação. Os proprietários continuaram podendo solicitar peças sobressalentes diretamente com um ex-funcionário que ficou com o estoque de peças. As revisões… sinceramente poucos donos rodavam com as motos e muitas viraram enfeite. Todos tinham seus mecânicos de confiança em caso de necessidade. O único “maluco” que botava pra moer mesmo era o Bressan, que em 2013/2014 viajava pelo centro-oeste,sudeste e nordeste com a moto, colocando 25000Km rodados na Classic 500 dele ANTES de ir para a Amazônia em setembro 2015.
Hoje sabemos que:
1 – a expansão internacional da Royal Enfield sob o comando do grupo indiano Eicher Motors iniciou em 2009, pela estratégia do então CEO “chefão” da marca, o Sr. SIDDHARTHA LAL . Responsável pelo renascimento/resgate da Royal Enfield. Essa é uma outra bela história que vamos contar no próximo texto.
2 – a marca Royal Enfield vende motos no Brasil desde 1920, indo e vindo no nosso mercado, via importadores, até 1970 (vindas da Inglaterra) e 1995 (vindas da Índia). Está registrado na pergunta 3 da Royal Enfield FAQ.