.

Finalmente pessoal! Cumpre-se uma “promessa” ouvida desde 2012 quando os pioneiros compraram motos do importador parceiro daquela época. Hoje 7/12/2022 foi oficialmente apresentada ao público a linha de montagem da Royal Enfield em Manaus! Com a presença do Embaixador da Índia Sr. Suresh Reddy, do Chefe Executivo mundial da marca Sr. B Govindarajan, o Chefe Executivo do Brasil Sr. Cláudio Giusti, toda a diretoria brasileira e também os empresários da rede de concessionárias.

A linha de montagem (evitaremos chamar de “fábrica”) funciona na modalidade CKD (Complete Knocked Down), que significa que as peças vem todas soltas da Índia, e a moto é montada aqui no nosso país. Fica localizada em Manaus e utiliza as instalações físicas da DAFRA. A equipe de montadores, supervisores e demais funcionários é toda da Royal Enfield Brasil. Muita gente fica preocupada quando lê o nome DAFRA, mas lembrem-se que outras marcas como KTM, BAJAJ e DUCATI também são montadas nos vários galpões pertencentes à esta empresa. Cada uma com seu próprio espaço e funcionários. A BMW já foi montada nas instalações da Dafra alguns anos atrás e hoje tem sua própria estrutura em outro local.

Este também vai ser o caminho da Royal Enfield no Brasil. Inicia agora com a linha de montagem no espaço Dafra, e conforme o crescimento das vendas, a próxima etapa será a linha de montagem em uma infra-estrutura própria.

Todas as motos vendidas no Brasil serão montadas em Manaus, mas a operação começando oficialmente hoje está entregando um lote de INTERCEPTOR 650. Conforme já informado anteriormente por Cláudio Giusti em entrevistas anteriores à imprensa especializada, não haverá redução de preços das motocicletas. A clientela espera fortemente uma melhoria na oferta de peças (prazo de entrega) e redução dos preços das peças. Outro ponto de discussão ainda a entender como será o impacto é sobre o famoso (ou infame) FRETE da Royal para as concessionárias.

Não vazou informação sobre os lançamentos mais “quentes” como a SCRAM 411 e a HUNTER, modelos já existentes nas lojas do mundo todo e que devem ser oferecidos no Brasil nos primeiros meses de 2023.

E continuando a expansão da rede de concessionárias, das cinco novas unidades prometidas para até março 2023, três já foram ativadas: Pampulha/BH, Mogi das Cruzes/SP e Piracicaba/SP. Falta agora a nova loja em MANAUS, que será a primeira concessionária da Região Norte, e a terceira concessionária em São Paulo capital, que dizem ser de um grupo empresarial diferente do atual.

Fotos: DIVULGAÇÃO ROYAL ENFIELD