Após praticamente um ano após ser lançada na Índia, em 1/9/2021, finalmente chegou ao Brasil a nova Classic 350! Irmã da Meteor, da qual compartilha a mesma plataforma de quadro e motor, o novo modelo recebe o visual “vintage” dos anos 40/50, continuando o legado da moto mais vendida na Índia durante muitos anos inclusive recentes.

Na virada de agosto para setembro, chegaram algumas fotos informando que as Classic 350 já estavam nas concessionárias ainda dentro das caixas. Houve uma grande expectativa e até boatos de que seria lançada em 1/9/2022, repetindo a data da Índia. Mas somente em 11/09 que a Royal Enfield postou em seu instagram que estava realizando a apresentação de lançamento para a imprensa especializada. O evento ocorreu na Rota do Lagarto, área serrana do Espírito Santo, com a presença dos principais jornalistas e alguns youtubers. Veja aqui a notícia da segunda-feira bem cedinho!

Compõe o visual da moto as caixas laterais triangulares, o tanque “gota”, os paralamas arredondados longos, e a “cabeça” da moto (painel/farol/bengalas) bem característica dos modelos Classic anteriores. 

De diferencial, temos agora banco do piloto sem molas, banco do garupa mais largo e confortável. A relação passou para o lado esquerdo da moto (hoje o padrão da indústria) e assim como o motor da Meteor, possui capa do pinhão (não precisa mais remover a lateral toda do motor para acessar o pinhão). 

Novo painel com LCD e espaço pro Tripper

A lanterna traseira deixa de ser a tradicional “capelinha” para ficar um pouco mais moderna sem perder a cara antiga. O painel tem um pequeno LCD abaixo do velocímetro, que informa  aquele básico: odômetro parcial e marcador de gasolina. Tem um espacinho pro Tripper, quando ele voltar a ser oferecido (dizem que falta chip no mercado atualmente, e por isso o Tripper virou um opcional).

Em relação à Meteor, a Classic tem a mesma roda dianteira, mas a roda traseira passa de 17 polegaras para 18 polegadas. O guidão e espelhos são diferentes mas os comandos são os mesmos. A gente fala que são irmãs gêmeas mas usam roupas diferentes.

Na Índia, foram lançados cinco modelos. Veja a notícia! Aqui para o Brasil não veio o modelo básico (REDDITCH) que tem freio a tambor traseiro. Os quatro modelos que chegaram tem as mesmas características técnicas, mudando apenas a questão de cores.

Assim, temos a HALCYON como modelo de entrada com cores PRETA, AZUL CLARINHO ou VERDE METÁLICO no tanque, paralamas e caixas laterais. Motor em alumínio e vários detalhes cromados.

Em sequencia temos a SIGNALS, cuja pintura fosca homenageia as forças armadas indianas, nas cores AREIA e VERDE ACINZENTADO. O motor, aros e os detalhes passam a ser preto fosco.

O terceiro modelo chama-se DARK, e mantém a pintura fosca com motor preto. As opções são CINZA GUNMETAL e PRETA. Alguns poucos detalhes voltam a ser cromados. É a única versão com rodas de liga leve!

O modelo top da linha é a CHROME, com cores BRONZE E VERMELHO que recebe acabamento cromado nos paralamas, tanque, caixas laterais e nos vários detalhes como aro, farol, espelhos, piscas. E o motor volta a ser na cor natural, alumínio.

 

Lateral da HALCYON GREEN

 

Lateral da SIGNALS DESERT SAND
Lateral da DARK GUNMETAL GREY
Traseira da CHROME BRONZE

A Royal Enfield informou à imprensa durante o lançamento, os valores sem frete. As motos são oferecidas a partir de R$18.490,00 para o modelo HALCYON, com degraus de 1000 reais para o próximo modelo na sequência SIGNALS, DARK e CHROME.

Repetindo o levantamento que fizemos durante o lançamento da Meteor, segue na tabela abaixo os valores que estão sendo praticados nas concessionárias na semana do lançamento. A rede de concessionárias é livre para praticar os preços em suas respectivas praças de atuação, portanto ESTIMULE A COMPETIÇÃO! As vezes vale a pena comprar em uma cidade e voltar rodando pra casa. 

Sempre CONFIRME antes, pois isso tudo pode mudar com promoções, descontos e negociação.