.
Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!

Os pneus originais da Hunter 350 são CEAT Zoom. A CEAT é uma fabricante indiana de pneus muito antiga. Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Hunter, e encontramos algumas opções. 

A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da HUNTER 350 as medidas são: Dianteiro 110/70-17 e Traseiro 140/70-17. É a primeira Royal Enfield que utiliza esta configuração de aros! A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 110mm de largura (11cm). Tem altura de 70% da largura, ou seja 77mm (7,7cm). E diâmetro do aro de 17 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 140mm, altura 70% de 140, e aro 18). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.

A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 140/70-17 e vem dezenas de pneus nos resultados! Deixamos essa pesquisa pronta AQUI!

Como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).

Por ter rodas de liga leve, os pneus mais adequados são do tipo TL – TUBELESS (sem câmara de ar). São mais robustos e seguros em caso de um pequeno prego. E por isso, mais caros. Em uma eventual emergência, ou falta de pneus nas lojas, você pode usar um pneu do tipo TT – TUBETYPE e colocar a câmara de ar também. 

Para usar pneus mais largos que os originais, o espaço livre do paralama dianteiro ou da balança traseira não permite muitas ampliações, fique atento a isso. Normalmente UM CENTIMETRO a mais normalmente não tem problema. Não temos ainda notícia de pneus mais largos sendo usados na Hunter 350. Quando tivermos, atualizaremos esta página.

Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!

Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!

 

PNEUS DIANTEIROS

IRA MASKED GP 110/70-17 TL 54S Dianteiro
KENDA K674 110/70-17 TL 54H Dianteiro
LEVORIN MATRIX SPORT II 110/70-17 TL 59S Dianteiro
MAGGION SPORTISSIMO 110/70-17 TL 54H Dianteiro
MAXXIS MA-SP 110/70-17 TL 54H Dianteiro
METZELER SPORTEC M7 RR 110/70-17 TL 54W Dianteiro
METZELER SPORTEC M5 INTERACT 110/70-17 TL 54H Dianteiro
MICHELIN PILOT STREET 110/70-17 TL 54H Dianteiro
MITAS SPORT FORCE 110/70-17 TL 54W Dianteiro
PIRELLI SPORT DEMON 110/70-17 TL 54H Dianteiro
PIRELLI DIABLO ROSSO II 110/70-17 TL 54H Dianteiro
PIRELLI SCORPION RALLY STR 110/70-17 TL 54H Dianteiro
PIRELLI DIABLO SUPERCORSA SP V3 110/70-17 TL 54W Dianteiro
PIRELLI DIABLO ROSSO III 110/70-17 TL 54W Dianteiro
PIRELLI SPORT DRAGON 110/70-17 54H Dianteiro
PROTORK STR7000 110/70-17 TL 54H Dianteiro
RINALDI HB37 110/70-17 TL 54T Dianteiro
TAIGA V456 110/70-17 TL 54S Dianteiro
TECHNIC STROKER 110/70-17 TL 54S Dianteiro
TECHNIC SPORT 110/70-17 TL 54S Dianteiro
VIPAL ST500 110/70-17 TL 54S Dianteiro

PNEUS TRASEIROS

KENDA K674 140/70-17 TL 66H Traseiro
MAGGION SPORTISSIMO 140/70-17 TL 66H Traseiro
IRA MASKED GP 140/70-17 TL 66S Traseiro
PIRELLI SPORT DEMON 140/70-17 TL 66H Traseiro
MICHELIN PILOT STREET 140/70-17 TL 66H Traseiro
METZELER SPORTEC M5 INTERACT 140/70-17 TL 66H Traseiro
RINALDI HB37 140/70-17 TL 66T Traseiro
VIPAL ST500 140/70-17 TL 66S Traseiro
MITAS SPORT FORCE+ 140/70-17 TL 66W Traseiro
PIRELLI DIABLO ROSSO II 140/70-17 TL 66H Traseiro
MICHELIN PILOT STREET 2 140/70-17 TL 66S Traseiro
TAIGA V456 140/70-17 TL 66S Traseiro
MAXXIS MA-SP 140/70-17 TL 66H Traseiro
PIRELLI SPORT DRAGON 140/70-17 TL 66H Traseiro
LEVORIN MATRIX SPORT 140/70-17 TL 66H Traseiro
TECHNIC SPORT 140/70-17 TL 66S Traseiro
TECHNIC STROKER 140/70-17 TL 66S Traseiro
TECHNIC SPORT R 140/70-17 TL 66S Traseiro
LEVORIN MATRIX SPORT 2 140/70-17 TL 71S Traseiro

Colabore sugerindo um pneu compatível que você JÁ USOU na sua Royal Enfield!

casos especiais/raros onde o mesmo pneu rodou em outras motos por algum motivo.
avalie duracao, aderencia no seco e no molhado, curvas, off-road. compraria outro dele?