
.
Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!
Os pneus originais da Hunter 350 são CEAT Zoom. A CEAT é uma fabricante indiana de pneus muito antiga. Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Hunter, e encontramos algumas opções.
A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da HUNTER 350 as medidas são: Dianteiro 110/70-17 e Traseiro 140/70-17. É a primeira Royal Enfield que utiliza esta configuração de aros! A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 110mm de largura (11cm). Tem altura de 70% da largura, ou seja 77mm (7,7cm). E diâmetro do aro de 17 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 140mm, altura 70% de 140, e aro 18). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.
A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 140/70-17 e vem dezenas de pneus nos resultados! Deixamos essa pesquisa pronta AQUI!
Como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).
Por ter rodas de liga leve, os pneus mais adequados são do tipo TL – TUBELESS (sem câmara de ar). São mais robustos e seguros em caso de um pequeno prego. E por isso, mais caros. Em uma eventual emergência, ou falta de pneus nas lojas, você pode usar um pneu do tipo TT – TUBETYPE e colocar a câmara de ar também.
Para usar pneus mais largos que os originais, o espaço livre do paralama dianteiro ou da balança traseira não permite muitas ampliações, fique atento a isso. Normalmente UM CENTIMETRO a mais normalmente não tem problema. Não temos ainda notícia de pneus mais largos sendo usados na Hunter 350. Quando tivermos, atualizaremos esta página.
Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!
Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!
PNEUS DIANTEIROS
IRA | MASKED GP | 110/70-17 TL | 54S | Dianteiro |
KENDA | K674 | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
LEVORIN | MATRIX SPORT II | 110/70-17 TL | 59S | Dianteiro |
MAGGION | SPORTISSIMO | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
MAXXIS | MA-SP | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
METZELER | SPORTEC M7 RR | 110/70-17 TL | 54W | Dianteiro |
METZELER | SPORTEC M5 INTERACT | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
MICHELIN | PILOT STREET | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
MITAS | SPORT FORCE | 110/70-17 TL | 54W | Dianteiro |
PIRELLI | SPORT DEMON | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
PIRELLI | DIABLO ROSSO II | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
PIRELLI | SCORPION RALLY STR | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
PIRELLI | DIABLO SUPERCORSA SP V3 | 110/70-17 TL | 54W | Dianteiro |
PIRELLI | DIABLO ROSSO III | 110/70-17 TL | 54W | Dianteiro |
PIRELLI | SPORT DRAGON | 110/70-17 | 54H | Dianteiro |
PROTORK | STR7000 | 110/70-17 TL | 54H | Dianteiro |
RINALDI | HB37 | 110/70-17 TL | 54T | Dianteiro |
TAIGA | V456 | 110/70-17 TL | 54S | Dianteiro |
TECHNIC | STROKER | 110/70-17 TL | 54S | Dianteiro |
TECHNIC | SPORT | 110/70-17 TL | 54S | Dianteiro |
VIPAL | ST500 | 110/70-17 TL | 54S | Dianteiro |
PNEUS TRASEIROS
KENDA | K674 | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
MAGGION | SPORTISSIMO | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
IRA | MASKED GP | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
PIRELLI | SPORT DEMON | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
MICHELIN | PILOT STREET | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
METZELER | SPORTEC M5 INTERACT | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
RINALDI | HB37 | 140/70-17 TL | 66T | Traseiro |
VIPAL | ST500 | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
MITAS | SPORT FORCE+ | 140/70-17 TL | 66W | Traseiro |
PIRELLI | DIABLO ROSSO II | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
MICHELIN | PILOT STREET 2 | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
TAIGA | V456 | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
MAXXIS | MA-SP | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
PIRELLI | SPORT DRAGON | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
LEVORIN | MATRIX SPORT | 140/70-17 TL | 66H | Traseiro |
TECHNIC | SPORT | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
TECHNIC | STROKER | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
TECHNIC | SPORT R | 140/70-17 TL | 66S | Traseiro |
LEVORIN | MATRIX SPORT 2 | 140/70-17 TL | 71S | Traseiro |