Prezados, o bagageiro da Himalayan modelos 2019/2020/2021 Brasil tem limite de peso de 5Kg. Nas primeiras vendas em 2019 isso era alertado pelos vendedores, e posteriormente foi aplicado um adesivo no bagageiro para alertar/relembrar o piloto sobre este limite. Claro que houve muita controvérsia sobre esse limite, e algumas ocorrências de quebra de bagageiro. Caso você queira levar um bauleto traseiro maior, temos hoje três tipos de reforço que podem ser feitos e apresentaremos aqui neste texto.

Conforme vimos na palestra técnica de lançamento da moto no Brasil (clique aqui pra ver), a moto foi projetada para carregar peso nos alforges laterais, o que é bem melhor para a ciclística. Nesta posição a carga fica dentro do “triangulo” formado pelas rodas e piloto. Também se pode complementar a carga colocando-a sobre o banco do garupa, obviamente para o viajante solitário.

Com um garupa ocupando o banco, perde-se este espaço para bagagem e uma solução comum é colocar o bauleto traseiro com encosto pro garupa.

Os suportes originais da Himalayan tem função estrutural. Alguns suportes de malas fabricados por terceiros também tem essa característica de reforçar a estrutura. Afastadores de alforges simples não tem esse poder todo, preste atenção a esses detalhes quando for escolher o acessório mais adequado para o seu uso.

Existem baús metálicos que vazios já passam de 5Kg então o reforço do bagageiro ou mesmo do quadro é praticamente obrigatório! Fique atento a esse parâmetro quando for escolher/comprar seu bauleto.

A utilização de bauletos leves, que são muito comuns aqui no Brasil pela praticidade de levar e guardar objetos durante o uso diário, além de “estreitar” a moto para passar melhor no corredor, com certeza é viável mesmo sem reforçar o bagageiro (veja a dica no final do texto!).

Depois de algum tempo, os proprietários desenvolveram suas soluções. No Brasil e no mundo, pois lá fora também se usa bauleto. A boa notícia é que na Hima 2021 India (provável 2022 Brasil) já será de 7Kg, ficando igual ao limite da XRE300 e da Lander e minimizando essa necessidade de reforços adicionais para grande parte dos proprietários.

Conhecimento baseado na experiência de vários pilotos, aproveite e evite a quebra do seu! Todos eles podem ser feitos em qualquer serralheiro decente na sua cidade.

REFORÇO TIPO 1 – CARGA LEVE

Para bauleto e carga leve. Pode ser feito de chapa ou de cano, conectando a ponta do bagageiro com a curva onde está o ferro que vai pra baixo do banco do garupa. Transfere esforço para essa curva, e poderá ocorrer a quebra da alça do bagageiro. Aprendemos este com um australiano, que reforçou o triângulo superior, quebrou a alça, e depois reforçou a alça também. O reforço antigo da Chapam encaixa nesta categoria. Foto enviada pelo amigo Kleber Dias.

 

 

 

 

REFORÇO TIPO 2 – CARGA MÉDIA

Design criado pela Serralheria Rosart de São Caetano do Sul, SP. Testado ok com bauleto e carga até 10Kg, em viagens de asfalto e off-road. Transfere peso para o quadro, então poderá ocorrer fratura da curva do quadro no ponto aproximado entre os dois bancos. O reforço da Livi se encaixa nesta categoria. Foto enviada pelo amigo João Thiago, DF, que fabrica este reforço em Brasília.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFORÇO TIPO 3 – CARGA PESADA

Para bauletos grandes e carga pesada, ou mesmo para o caso do garupa ter encosto no bauleto e se apoiar durante a viagem, este reforço é fundamental! A viga entre a ponta do bagageiro e a pedaleira do garupa vai servir como reforço de quadro, aliviando o peso no ponto crítico de quebra. Pode ser feito com cano ou barra. Foto do amigo Kleber Dias, que foi o primeiro a fazer o tipo 3 aqui no Brasil após quebrar o bagageiro e a alça com o reforço tipo 1.

 

 

 

 

Exemplo de reforço tipo 2 e 3 na mesma moto, do João Thiago DF!

 

 

 

 

 

 

 

DICA: Bressan não reforçou o bagageiro da Hima Branca, usou um bauleto Melc de 29 litros e evitava rampar lombadas ou usar bauleto quando em off-road. Nas situações de pegar estrada muito remendada ou esburacada, Bressan amarrava o bauleto firmemente ao quadro/suporte de malas laterais de forma a minimizar a trepidação e solavancos. Nunca teve quebra, mesmo com o bauleto cheio (galocha, capa de chuva, spray de corrente). No caso da Hima Preta e da Hima Cinza, Bressan usa o reforço tipo 2.