A Himalayan permite diagnosticar o motivo da luz da injeção estar acesa sem a necessidade de usar um scanner. Para isso, é preciso colocar a moto no modo de diagnóstico. Fazer isso é muito simples.

 

No lado direito da moto, perto da parte onde o banco apoia no quadro, tem um conector meio que escondido que fica ali solto. É preciso aterrar esse conector, usando um fio para ligá-lo a qualquer ponto de terra da moto.

Depois de aterrar esse conector, basta ligar a ignição da moto. A luz da injeção vai acender e depois vai começar a piscar repetidamente seguindo um padrão, formado por piscadas longas e curtas. Eis o que essas piscadas significam:

O motor pega, mas a luz de injeção fica acesa e o motor não opera em estado normal.
– Nenhuma piscada longa e 6 piscadas curtas: falha no sensor de posicionamento do acelerador  (TPS)
– Nenhuma piscada longa e 9 piscadas curtas: falha no circuito de pressurização do coletor.
– 1 Piscada longa e 1 piscada curta: falha no circuito de monitoramento da temperatura do óleo.
– 1 piscada longa e 7 piscadas curtas: falha no sensor de O2
– 4 piscadas longas e 5 piscadas curtas: falha no sensor de aquecimento de O2

O motor não pega e luz da injeção fica acesa
– 1 piscada longa e 5 piscadas curtas: falha no sensor de rolagem.
– 3 piscadas longas e 3 piscadas curtas: falha no sistema de injeção de combustível
– 3 piscadas longas e 7 piscadas curtas: falha no circuito da bobina
– 4 piscadas longas e 1 piscada curta: falha na bomba de combustível
– 6 piscadas longas e 6 piscadas curtas: falha no circuito de posicionamento do virabrequim

Depois de arrumar o problema, o luz da injeção não vai apagar. Ela ficará acesa até que a ECU seja reiniciada. Para fazer isso, precisamos realizar os seguintes passos:

  1. Com a moto desligada, aterre o conector de diagnóstico.
  2. Gire o acelerador ao máximo.
  3. Ligue a ignição. A luz da injeção vai acender e piscar duas vezes bem rápido.
  4. Solte o acelerador logo após as piscadas da luz de injeção.
  5. Desligue a ignição.
  6. Dê a partida na moto por 3 vezes.
  7. Na quarta vez que você ligar a moto, a luz da injeção irá apagar.