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Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!

Os pneus originais das Twins ERAM os Pirelli Phantom até 2021, e atualmente são os CEAT Zoom Cruz, uma fabricante indiana de pneus muito antiga. Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados nas Twins, e encontramos poucas opções no mercado brasileiro. Talvez isso melhore com o passar dos anos. 

A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso das twins 650 as medidas são: Dianteiro 100/90-18 e Traseiro 130/70-18. A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 100mm de largura (10cm). Tem altura de 90% da largura, ou seja 90mm (9cm). E diâmetro do aro de 18 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 130mm, altura 70% de 130, e aro 18). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.

A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 100/90-18 e veja o que vem. Essa consulta está pronta AQUI!

E então vem dezenas de pneus nos resultados, e como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! Leia AQUI a dica sobre isso, no site da Michelin! As Twins são motos de 220Kg que atingem 200Km/h! Se o pneu não for fabricado para aguentar este peso e velocidade, você corre risco sério! Não adianta pegar um pneu barato de 150 reais que se usa em uma moto de 200cc leve e lerda! As twins precisam de pneus com uma qualidade superior! Fique SEMPRE ligado nessas letrinhas esquecidas que vem logo após a medida do pneu. O pneu dianteiro tem que ser 56 ou maior, e H ou V. O traseiro tem que ser 63 ou maior, e H ou V.

E SIM, pneus TL (TubeLess – sem câmara) podem ser usados em aros raiados, basta colocar também a câmara de ar adequada ao aro, sem qualquer problema ou dificuldade! Tem vendedor de pneus se confundindo nessa hora e passando informação errada. Único inconveniente é que são mais caros que os pneus TT (TubeType – com câmara).

Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).

Tabela com pneus que encontramos hoje (11/06/2021) no Google:

Fabricante Modelo Medida Peso/Velocidade Faixa de preço Viabilidade
qualquer marca qualquer modelo 100/90-18 56P 150 a 250 NENHUM 56P SERVE!
Pirelli Phantom 100/90-18 56H 400 a 500 é o original!
Pirelli Phantom 130/70-18 63H 500 a 600 é o original!
Pirelli MT 66 100/90-18 56H 400 a 500 serve
Pirelli Sport Demon 100/90-18 56H 350 a 450 serve
Pirelli Sport Demon 130/70-18 63H 450 a 500 serve
Metzeler ME888 110/90-18 61H 1000 a 1200 serve
Metzeler ME888 130/70-18 63H 1200 a 1400 serve
Michelin Pilot Street 2 100/90-18 62S 250 a 450 serve
Michelin Commander 3 130/70-18 63H 1100 a 1400 serve
Michelin Scorcher 130/70-18 63H 1100 a 1400 serve
Technic T&C 140/80-18 70S 230 a 360 serve MAS NAO PRESTA!
Vipal TR300 110/80-18 58T 260 a 360 serve
Vipal TR300 130/80-18 66S 490 a 550 serve

E pra quem quer aumentar as medidas originais, ou botar pneus mistos, quais as opções?

O Royal Rider HELDER, um poweruser do DF, indica: pneu traseiro cabe até largura 150 sem alterações. Mais do que isso vai raspar nas partes internas da moto. O pneu dianteiro ele aumentou pra largura 110, e teve que levantar o paralama dianteiro para a roda poder girar. Esse levantamento se faz com 4 espaçadores e parafusos mais longos.

Já para o caso de pneus mistos, aro 18 até encontra no mercado, mas o índice de peso e carga corretos pra moto é difícil de achar. A RINALDI tem o pneu R34, a LEVORIN não tem produto, a VIPAL tem o TR300, a MICHELIN tem o Anakee Adventure e a PIRELLI tem o Scorpion Trail 2.

Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!

Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!

 

Colabore sugerindo um pneu compatível que você JÁ USOU na sua Royal Enfield!

casos especiais/raros onde o mesmo pneu rodou em outras motos por algum motivo.
avalie duracao, aderencia no seco e no molhado, curvas, off-road. compraria outro dele?