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Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!

Os pneus originais das Classic 500 e Bullet 500 eram da marca inglesa AVON. Marca desconhecida no Brasil e por isso sempre gera aquela piadinha clássica sobre maquiagem! kkk 

Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Classic/Bullet, e encontramos poucas opções no mercado brasileiro. Talvez isso melhore com o passar dos anos.

A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da Classic 500 e Bullet 500 as medidas são: Dianteiro 90/90-19 e Traseiro 120/80-18. A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 90mm de largura (9cm). Tem altura de 90% da largura, ou seja 81mm (8,1cm). E diâmetro do aro de 19 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 120mm, altura 80% de 120, e aro 18). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.

A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 90/90-19 e vem dezenas de pneus nos resultados! Deixamos essa pesquisa pronta AQUI!

Como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! LEIA AQUI a dica sobre isso, no site da Michelin! As 500cc são motos de 190Kg que atingem 130Km/h! Se o pneu não for fabricado para aguentar este peso e velocidade, você corre risco sério! Não adianta pegar um pneu barato de 130 reais que se usa em uma moto de 150cc levinha! As 500cc precisam de pneus com uma qualidade superior! Fique SEMPRE ligado nessas letrinhas esquecidas que vem logo após a medida do pneu. O pneu dianteiro tem que ter índice 50 ou maior, e da letra M pra frente. O traseiro tem que ter índice 62 ou maior, e também da letra M pra frente.

Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).

Os pneus frequentemente encontrados no mercado são para motos trail, portanto são de uso misto. E podem ser usados tranquilamente na Classic/Bullet, inclusive deixando-as com um visual mais “bruto” ainda. A ressalva é que podem trazer um pouco de vibração e ruído, típico de pneus com sulcos mais largos. Existem alguns raros pneus para motos city/street/naked, e portanto mais caros.

E SIM, pneus TL (sem câmara) podem ser usados em aros raiados, basta colocar também a câmara de ar adequada ao aro, sem qualquer problema ou dificuldade! Tem vendedor de pneus se confundindo nessa hora e passando informação errada. Único inconveniente é que normalmente são mais caros que os pneus TT (Tubetype). 

Para usar pneus mais largos que os originais, o espaço livre do paralama dianteiro ou da balança traseira não permite muitas ampliações.

Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!

Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!

 

PNEUS DIANTEIROS

td>52HDianteiro

IRA Bunker 90/90-19 52P Dianteiro
LEVORIN Dakar 90/90-19 52S Dianteiro
MAGGION Viper 90/90-19 52T Dianteiro
MAGGION Predator 90/90-19 52S Dianteiro
METZELER TOURANCE 90/90-19 52P Dianteiro
MICHELIN Sirac 90/90-19 52P Dianteiro
PIRELLI MT-60 90/90-19 52P Dianteiro
PIRELLI MT-66 90/90-19
RINALDI R34 90/90-19 52T Dianteiro
TECHNIC Deluxe 4.00 19 Dianteiro

PNEUS TRASEIROS

CINBORG Parrudo 120/80-18 62S Traseiro
IRA Bunker 120/80-18 64S Traseiro
KENDA K761 120/80-18 62H Traseiro
KENDA K280 120/80-18 62P Traseiro
MAGGION Viper 120/80-18 62T Traseiro
MICHELIN Sirac 120/80-18 62T Traseiro
METZELER Enduro3 Sahara 120/80-18 62S Traseiro
METZELER Tourance 120/80-18 62S Traseiro
PIRELLI MT-60 120/80-18 62S Traseiro
RINALDI R34 120/80-18 62S Traseiro
TECHNIC Deluxe 4.50 18 Traseiro

Colabore sugerindo um pneu compatível que você JÁ USOU na sua Royal Enfield!

casos especiais/raros onde o mesmo pneu rodou em outras motos por algum motivo.
avalie duracao, aderencia no seco e no molhado, curvas, off-road. compraria outro dele?