.
22/janeiro 3 anos da Himalayan no Brasil! Parece que foi ontem! Depois de 2017 e 2018 inteiro sendo cobrada sobre a moto, a Royal Enfield lançou a Himalayan no Brasil em 22/janeiro/2019! Algumas curiosidades do lançamento estão relacionadas no site Royal Riders! Clique AQUI pra conhecer!
E O QUE ACONTECEU?
Muita coisa! Pro bem e pro mal! Incrível como uma moto despertou tanto ÓDIO nas redes sociais, por ser diferentona. Chamar de feia a gente nem dá bola. “Muito pesada e manca”, dizem os analistas de ficha técnica. Jovens, a Royal Enfield não faz motos ultramodernas com foco em desempenho! Ela faz motos gostosas de pilotar, amigáveis ao iniciante. Motos com cara de moto, não de transformers. E o conceito “LONG STROKE” dos motores permanece sendo incompreendido.
Ah mas ela tem defeito! Sim, vários! Não é perfeita! Não existe moto perfeita. Alguns defeitos nem as concessionárias sabiam que tinha! Estamos todos aprendendo juntos. Alguns “defeitos” são comuns a qualquer moto, e todo mecânico ou dono mais preparado tecnicamente consegue arrumar. Outros problemas, só na concessionária mesmo. O mais grave, felizmente já teve solução! Comentamos no próximo item mais abaixo.
Apesar da “campanha do contra”, a Himalayan se espalhou pelo país, mesmo antes da expansão da rede de concessionárias. Temos notícias de donos do Oiapoque ao Chuí! Vários pioneiros estão desbravando território (rodando bem longe das concessionárias) e abrindo caminhos (respondendo centenas de perguntas dos curiosos e interessados). Nunca é fácil, nós sabemos!
Pilotos brasileiros de Himalayan cruzaram o país, visitaram os países vizinhos, e estão percorrendo o mundo! Na página LIVRO DE AVENTURAS do site Royal Riders temos o registro de várias viagens realizadas. A moto já foi conduzida por guerreiros que foram e voltaram de pontos incríveis como Ushuaia, Atacama, Patagônia e Machu Picchu no exterior. E dentro do Brasil centenas de locais já foram visitados, dos populares aos escondidos. Visite o Livro de Aventuras e se delicie com os registros. Vamos destacar aqui a megaviagem do casal ADEJAN e RAFAELA, que visitaram TODAS as capitais do Brasil e os 4 pontos extremos, cumprindo dois desafios propostos pelos Fazedores de Chuva. Percorreram 34000Km pelo país nesta viagem que durou sete meses e meio. A moto hoje tem 72000Km rodados! Adejan é pioneiro de Himalayan no Nordeste, desde 2019. Diz a lenda que tem um proprietário do RJ com quase 100.000Km rodados, quem conhecer avise a gente!
Na página ROYAL ENFIELD FAQ você pode ler várias dicas, histórico e informações sobre a Himalayan. Tem uma lista de proprietários que fazem vídeos sobre a moto, textos jornalísticos e reportagens. Um destaque mostrando como a moto é amigável para o iniciante, é o vídeo do Azeitona quando testou a Himalayan. Clique AQUI para ver.
O PRODUTO ESTÁ EVOLUINDO?
No Brasil a grande evolução foi a chegada do Ajuste da ECU, agora em dezembro 2021! Um ano depois da cobrança pública feita pela CARTA ABERTA, disponível AQUI. As motos já corrigidas tem se mostrado bem acertadas conforme os relatos de vários proprietários. Rodar aproveitando toda a faixa útil de RPM do motor, sem danos, é o mínimo que se espera de qualquer moto. E agora finalmente temos uma Himalayan digna de seu nome. Bressan fez testes de dinamômetro com suas himas onde podemos ver o impacto do ajuste da ECU claramente! Confira AQUI!
Outros itens evoluíram, como a capacidade de carga do bagageiro, de 5Kg no início para os 7Kg atualmente. Compatível com as motos concorrentes. Mas continuamos sugerindo reforços para quem deseja usar baús enormes e carga pesada. Tem essa dica no site Royal Riders também!
Uma coisa que precisamos ver evoluir, é o PDI (Inspeção Pré-Entrega). As motos vem montadas da Índia e são ativadas no Brasil. Única coisa que se faz aqui é montar a bolha e os espelhos, todo o resto vem pronto. É NECESSÁRIO que as Concessionárias façam um check-list melhor para a entrega, especialmente em itens já velhos conhecidos e sempre reportados como o aro do farol com folga (gera ruído), aperto excessivo da coluna de direção (gera calo no rolamento) e a pouca graxa nos rolamentos de direção e balança traseira. PARECE que algumas concessionárias já fazem algumas verificações a mais (bendita concorrência!) mas isso pode e deve ser um procedimento padrão geral.
O QUE VEM PARA O FUTURO?
Temos “boatos quentes” sobre o desenvolvimento de uma “Himalayan 450cc”, ainda mais apta para o off-road. Com motor beirando os 40cv e refrigeração líquida. Ainda se sabe pouco sobre essa moto, a “notícia” é do final de novembro/2021. O Guilherme comenta a notícia vinda da Índia AQUI!
E também sobre a “Himalayan 650cc”, tão papagaiada desde 2018 com o lançamento do motor bicilíndrico. O fato real distorcido pela mídia sensacionalista indiana (e repetida mundo afora) foi a análise de quais modelos poderiam receber o novo motor. Hoje já se sabe que o quadro original da Himalayan não aguenta. Assim o “boato quente” agora fala que tem um novo quadro sendo desenvolvido para uma “big-trail 650cc” da Royal, com vocação mais asfalto do que terra. Já se comenta que inclusive vai ter versão estrada e versão mais off-road já original de fábrica. Similar por exemplo a Vstrom (rodas de liga leve e pneus on-road) e a Vstrom XT (roda raiada e pneus off-road).
De qualquer forma, só o tempo vai dizer! Ainda é cedo. A Himalayan só tem 3 anos no Brasil e 5 anos no mundo! Muita gente curtindo, viajando, vivendo. Para os insatisfeitos, felizmente existem opções no mercado. Bendita concorrência!