A Himalayan foi lançada na Índia em 2/2/2016, após dois anos de desenvolvimento. É a primeira moto projetada a partir do zero pela marca em 40 anos! Carburada, sem ABS, e atendendo a versão 3 da lei anti-poluição da Índia (BS3). Muita expectativa foi criada no mercado interno e também nos aventureiros do resto do planeta. Uma moto com cara de moto, robusta e de manutenção simples foi a promessa. Sem muita eletrônica, na contramão do mercado mundial.

Veja o vídeo legendado com a  história do desenvolvimento da moto .

 

Em abril de 2017, quando a Royal Enfield abriu a primeira concessionária do Brasil em São Paulo, já estávamos perguntando por que a Hima não veio e cobrando a data de lançamento. Hoje sabemos que não veio porque naquele mês a Índia tinha parado a produção da Hima para revisar toda a cadeia de processos. O modelo 2016 indiano se revelou um fiasco (ferrugem e quebras, causada pela baixa qualidade do aço utilizado). O que não acontecia com o modelo exportação (baseado em relatos de donos de Himalayan da Colômbia e Austrália), pois a linha de produção era separada. Após esta revisão, nasceu a Himalayan injetada, atendendo a nova norma indiana anti-poluição chamada BS4, reforçada em vários pontos e com melhores fornecedores.

Passamos 2017 curtindo as Bullet, Classic e Continental GT que vieram pro Brasil, mas sempre cobrando a chegada da Hima e ouvindo datas que foram sendo adiadas mais pra frente. Quando soubemos que já haviam 5 Himalayans dessas novas no Brasil, em testes para a homologação, a galera pensou “Agora vem!”.

Em novembro de 2017 começam a surgir os primeiros relatos de viagens com a Himalayan feitos por brasileiros. O Guilherme Moto Relax, foi convidado a participar do maior evento realizado pela Royal Enfield no mundo. No trajeto até o Rider Mania, ele experimentou a moto no trânsito maluco da cidade de Mumbai (Bombaim) e viajou desta cidade por cerca de 600 km até Goa-Vagator. Veja o vídeo de quando ele pegou a moto! O modelo usado foi o carburado, numa viagem feita em dois dias experimentando os perigos do trânsito indiano nas cidades e estradas, passando por vilarejos e lugares que mostram o verdadeiro dia-a-dia de um motociclista naquele país. No canal Moto Relax há vários vídeos mostrando essa curiosa experiência.

Em agosto 2018, um integrante do El Bando MC (Moto Clube do Bressan) alugou uma Himalayan em Portugal e fez um relato da experiência de pilotagem, que pode ser lido aqui! Em um determinado ponto de 2018 os constantes adiamentos e o mistério sobre a data de lançamento correta acabou virando uma brincadeira “entre amigos”. Na Fanpage do Facebook ocorreu a criação do Aparício Evereste da Silva, nosso meme “esperando pela Himalayan”. Colocamos ele até nos facegrupos de Royal da Índia, Europa e EUA.

Outro personagem utilizado em brincadeiras nos grupos zap e facebook, foi o urso Colimério. Em uma montagem utilizando um fundo musical beeeem sacado, ele aparece ansioso como sempre. O trecho é da música Kabaluerê de Antônio Carlos e Jocafi, que parece dizer estar chamando a himalayan! kkk

 

Finalmente, por volta de novembro de 2018, o mercado brasileiro foi informado então oficialmente pela Royal Enfield do Brasil, através dos convites para os jornalistas participarem do evento de lançamento da Himalayan no Brasil: 22/01/2019.

 

Resumão:

– SITE DA MOTOCA: Página da Himalayan no site Royal Enfield Brasil
– Agendamento de test-ride depende de cada concessionária, ligue nela pra saber qual a melhor opção pra você. Sábado é o pior dia, tem mais gente e fila grande.
– Preço: R$18990,00 mais frete que varia em cada concessionária. CONSULTE A CONCESSIONÁRIA!
– SIM, boa pro dia-a-dia urbano, faz 28Km/l em média. Bom torque, agilidade, retomadas.
– SIM, boa pro off-road, leve ou pesado. Pode moer que ela aceita! Não se sente o peso dela nas manobras. Firme no chão, traciona bem. Dúvidas veja os vídeos do Bressan.
– Para viagens longas no asfalto, tem a mesma pegada da Teneré250, velocidade máxima 130 (esgoelando e bebendo muito). Velocidade boa de cruzeiro 105 com folga pra ultrapassagens. Viaja a 120 mas já fica sem folga. Torque bom, mantém a velocidade nas subidas. Mas depende do peso (piloto+garupa+carga) é obvio!
– Acessórios no Brasil: espere os originais na loja, ou espere os empreendedores brasileiros apresentarem seus produtos. Já já aparecem, vários estão desenvolvendo novidades. Tem uma lista de acessórios na pergunta 29 da FAQ.

Curiosidades:

– O vídeo do lançamento foi filmado em 21/12/18, com a participação de Moara Sacilotti, piloto profissional de off-road com 18 participações no Rali dos Sertões e vencedora de vários campeonatos nacionais e internacionais de Rali, e Flávio Bressan, proprietário pioneiro da Classic 500 desde 2012, Continental GT 2017 e usuário frenético das motos. Usaram as motos ECW1369 e BRE7247 por 320Km em um roteiro On e Off-road pela região de Salesópolis/SP. Veja como foi os bastidores desse passeio em vídeo – as primeiras impressões do teste pré-lançamento

– O lançamento foi em São Paulo, dia 22/01/2019 – terça-feira as 19h. Com a presença de altos executivos da Índia e do Brasil para anunciarem a novidade da moto e da expansão da rede de concessionárias. Foi anunciado meta de 10 novas lojas em 2019. Veja na FAQ a tabela de Concessionárias. Lá tem contato, endereço, telefone, site, instagram, etc.

– Nos três dias seguintes ao lançamento para a imprensa, 20 motos foram colocadas a disposição para test-rides com jornalistas e “digital influencers”, em um circuito misto de asfalto, terra e trilha na região de Jundiaí. Eduardo Saura filmou a apresentação técnica assista e saiba mais detalhes do desenvolvimento da Himalayan.

– No dia 26/01/19 sábado algumas motos já estavam na concessionária Royal Enfield SP para test-rides com clientes. Marli pegou a moto dela no dia anterior, sendo a primeira Himalayan a sair da loja. Bressan pegou a Hima dele, rodou um pouco em Sampa e foi pra Brasília.. Também pegaram a moto Thys Fernando (Florianópolis) , Edson Fell, Felipe Aguirre, Kleber Dias e Rick Fortes (São Paulo), entre outros pioneiros!

– Felipe Aguirre (São Paulo) chegou aos 10000Km rodados no meio de maio. Roda bastante todo dia e rapidinho fez a primeira revisão de 10000Km no Brasil! Duas semanas depois, início de junho, a moto do Bressan também atingiu 10000Km e foi pra revisão. Tem vídeo aqui!

NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS:
– Notícia Site iCarros
– Notícia do Jornal do Carro
– Notícia do Jornal O Globo
– Notícia do Site Motor1
– Notícia do site Moto.com.br

VÍDEOS JORNALISTICOS:
– iCarros: https://www.youtube.com/watch?v=jCXvTRMXMHg
– Revista Duas Rodas: https://www.youtube.com/watch?v=tbDpDLM2RsU
– TV InfoMoto: https://www.youtube.com/watch?v=0S_qHCKgN6M

VÍDEOS DOS YOUTUBERS CONVIDADOS:
– Moto Relax: https://www.youtube.com/watch?v=kF0TAseuduQ
– Motorama: https://www.youtube.com/watch?v=ibQILlkZTeE
– Canal do Ruba: https://www.youtube.com/watch?v=hvsJG50EC7M
– Eduardo Saura: https://www.youtube.com/watch?v=QrwFJTkeKvs
– Harleys de Sampa: https://www.youtube.com/watch?v=S8rHfMa9hdU
– MotoPlay: https://www.youtube.com/watch?v=3CPw2l3snVU

RELATOS DE PROPRIETÁRIOS:
– Bressan: vídeo – as primeiras impressões do teste pré-lançamento
– Bressan: texto – Himalayan estréia na estrada
– Bressan: vídeo – Entrevista Rádio 4 Tempos especial sobre a Himalayan