Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!
Os pneus originais da Meteor são CEAT Zoom. A CEAT é uma fabricante indiana de pneus muito antiga. Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Meteor, e encontramos poucas opções no mercado brasileiro. Talvez isso melhore com o passar dos anos.
A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da Meteor as medidas são: Dianteiro 100/90-19 e Traseiro 140/70-17. A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 100mm de largura (10cm). Tem altura de 90% da largura, ou seja 90mm (9cm). E diâmetro do aro de 19 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 140mm, altura 70% de 140, e aro 17). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.
A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 140/70-17 e vem dezenas de pneus nos resultados! Deixamos essa pesquisa pronta AQUI!
Como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! LEIA AQUI a dica sobre isso, no site da Michelin! As Meteor são motos de 191Kg que atingem 140Km/h! Se o pneu não for fabricado para aguentar este peso e velocidade, você corre risco sério! Não adianta pegar um pneu barato de 130 reais que se usa em uma moto de 150cc levinha! As Meteor precisam de pneus com uma qualidade superior! Fique SEMPRE ligado nessas letrinhas esquecidas que vem logo após a medida do pneu. Conforme a ficha técnica oficial da moto, o pneu dianteiro tem que ter índice 57 ou maior, e da letra P pra frente. O traseiro tem que ter índice 66 ou maior, e também da letra P ou superior.
Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).
Também importante para a METEOR é a questão do aro de liga leve, que permite o uso de pneus SEM CÂMARA! Na marcação do pneu, vai estar escrito TL (TUBELESS). Esses pneus são naturalmente mais seguros! Quando furam, esvaziam devagarinho sem dar sustos no piloto. E o remendo basicamente é o “macarrão”, um cordão melado que você enfia no furo com uma ferramenta tipo agulha. Em seguida você calibra o pneu e já sai rodando. Super simples e não precisa desmontar roda, levar em borracheiro, nem nada. Só dominar esse procedimento simples, e levar um “kit reparo com macarrão” na bagagem.
Como os pneus SEM CAMARA (tipo TL – tubeless) são mais caros, se optar por usar um pneu COM câmara (tipo TT – TUBE TYPE) mais barato, você vai precisar também comprar a câmara de ar no tamanho certo pro aro da moto. Lembre dessas letrinhas TL e TT quando for escolher seu pneu! E SIM, pneus TL (sem câmara) podem ser usados em aros raiados, basta colocar também a câmara de ar adequada ao aro, sem qualquer problema ou dificuldade! Tem vendedor de pneus se confundindo nessa hora e passando informação errada.
Para usar pneus mais largos que os originais, o espaço livre do paralama dianteiro ou da balança traseira não permite muitas ampliações, fique atento a isso. Não temos ainda notícia de pneus mais largos sendo usados na Meteor. Quando tivermos, atualizaremos esta página.
Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!
Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!
PNEUS DIANTEIROS
METZELER | CRUISETEC | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
METZELER | MARATHON ME880 | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
METZELER | TOURANCE | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
METZELER | TOURANCE NEXT | 100/90-19 | 57V | Dianteiro |
MICHELIN | Commander 3 | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
MICHELIN | Scorcher 31 | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
MITAS | E-08 | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
PIRELLI | MT-60 | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
PIRELLI | MT-66 | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
PIRELLI | SCORPION TRAIL 2 | 100/90-19 | 57V | Dianteiro |
PIRELLI | SPORT DEMON | 100/90-19 | 57V | Dianteiro |
TECHNIC | Iron (NÃO PRESTA!) | 100/90-19 | 57H | Dianteiro |
PNEUS TRASEIROS
IRA | MASKED | 140/70-17 | 66S | Traseiro |
LEVORIN | MATRIX SPORT | 140/70-17 | 66H | Traseiro |
MAGGION | SPORTISSIMO | 140/70-17 | 66H | Traseiro |
MICHELIN | PILOT STREET | 140/70-17 | 62S | Traseiro |
PIRELLI | SPORT DEMON | 140/70-17 | 66H | Traseiro |
RINALDI | HB37 | 140/70-17 | 66T | Traseiro |
TECHNIC | STROKER CITY (NÃO PRESTA!) | 140/70-17 | 62S | Traseiro |