Agora que a METEOR 350 já está entre nós, que tal conhecer um pouco da origem desse nome?

 

A Royal Enfield usou pela primeira vez o nome METEOR em um modelo cuja missão era fazer sucesso nos Estados Unidos!

Lançada em 1952, a METEOR tinha motor bicilíndrico de 692 cilindradas, válvulas no cabeçote (um avanço para a época), e era classificada como “estradeira” (tourer).

Um dos elogios da época era a moto superar o “TON”, ou seja, atingir a marca dos 160Km/h (100 milhas por hora).

 

 

 

 

Quatro anos depois, em 1956, ela recebeu algumas modificações no motor, câmbio e um novo quadro, sendo então chamada de SUPER METEOR!

 

A Meteor (e depois Super Meteor) tinha uma irmã chamada CONSTELLATION, que era um pouco mais esportiva e foi chamada de “a primeira superbike!”. Com “apenas” 38cv, atingia 176Km/h (110 milhas por hora) e a produção era praticamente toda exportada para os EUA. Note o freio a tambor dianteiro!

 

A Meteor, Super Meteor e Constelation duraram até 1962, quando então foram substituídas pela nova INTERCEPTOR 750, bicilíndrica com 736 cilindradas.

Uma curiosidade: em 1958, uma Super Meteor foi utilizada para testes de um sistema de ABS fabricado pela Dunlop e que já sendo utilizado na aviação inglesa. Realizados por um órgão público inglês de pesquisa em transportes, esses testes comprovaram o aumento de segurança na frenagem da moto (como esperado!) mas infelizmente o diretor técnico da Royal Enfield naquela época não acreditou no futuro desse sistema e não colocou em produção.