Uma pergunta frequente, que acaba não sendo muito explicada nas concessionárias! E material de pesquisa acaba sendo encontrado na Índia, mas no idioma deles. Então vamos traduzir e esclarecer aqui!

 

O mais rápido de notar nestas motos é a marcação “TP 28” no paralama traseiro. Significa “tire pressure 28 lb” e trata-se de uma homenagem ao modelo Royal Enfield Flying Flea da 2a guerra mundial. Aquela moto superleve de 60Kg, motor 2 tempos e 125 cilindradas que era jogada de avião nos campos de batalha. Montada numa ferragem, com paraquedas, ela pousava inteirinha e os soldados podiam remover rapidamente das ferragens e utilizar para seus deslocamentos pelo front.

Os adesivos no tanque por sua vez homenageiam os batalhões onde elas foram utilizadas.

E temos duas homenagens, na verdade!

A Classic 350 Signals antiga faz referencia às Forças Armadas Indianas com aplicação no tanque de gasolina da numeração, do emblema metálico antigão da Royal Enfield e de seus adesivos do batalhão 49 e da roda alada.

  

Essas motos foram lançadas em 2018 na Índia como uma série especial limitada, similar às Pégasus 500cc, mas fizeram tanto sucesso que pouco depois entraram em produção normal (gerando alguns protestos de clientes na Índia devido à perda da “exclusividade”).

Elas utilizavam o quadro berço simples e o motor 350 antigo, carburado e com pedal de partida. E trouxeram como novidade na Royal Enfield o ABS de duplo-canal (nas duas rodas). Saíram de linha alguns anos depois devido as novas normas de emissões de poluentes da Índia. A mesma norma que retirou o motor 500cc injetado de circulação.

O que nos trouxe ao novo modelo SIGNALS atual!

A Classic 350 Signals nova, que veio para o Brasil, possui o quadro de berço duplo e o motor 350cc totalmente novo, além do ABS duplo-canal. É moto irmã da Meteor, compartilhando a mesma “Plataforma J”. As cores mudaram para Desert Storm e Marsh Gray foscas. E o conceito visual se mantém, com o TP28 no paralama traseiro, e as aplicações no tanque de gasolina da numeração, emblema metálico redondo e os adesivos. Desta vez fazendo referência às forças inglesas, com o batalhão 40 e o deus grego Mercúrio indicando a utilização da moto como “mensageira”.

É isso rapaziada! Espero que tenham gostado de mais esta curiosidade do mundo Royal! Lembrem de ler a nossa Royal Enfield FAQ, onde tem muita coisa já esclarecida e registrada para consultas futuras.