O Lago do Manso entrou em operação em 2001 com o represamento dos rios Manso e da Casca. Com isso se formou um lago artificial de 470 km2 que impulsiona as turbinas de geração de energia elétrica de usina e perfeito para banho e a prática de esportes náuticos.
O lago possui dez vezes a extensão do Paranoá em Brasília e maior do que a baia de Guanabara. As suas margens fica o Morro do Chapéu e do Navio, dois monumentos que a natureza esculpiu durante milhares de anos. O Lago do Manso fica cerca de 90 km de Cuiabá, sendo visita obrigatória para quem vai a Chapada dos Guimarães.
O distrito de Água Fria, distante 37 Km do centro de Chapada dos Guimarães, oferece uma série de atrações.
A vila habitada por descendentes de garimpeiros de diamante, mas foram proibidos de trabalharem com a criação da APA (Área de Proteção Ambiental) estão começando a trabalharem com o ecoturismo, recebendo visitantes que acabam conhecendo como era feito o garimpo, e seu processo, é possível visitar a região do Morro do Kambambi onde foram encontrados diversos ossos de dinossauros, a Cachoeira do Pingador onde há um sítio arqueológico.
Uma visita à Região das cachoeiras do Bom Jardim se tiver outro dia de visitação para a área é uma boa pedida. O almoço da Água Fria também é recomendável, assim como a visita ao Ribeirão do Costa no “Sítio do Urtigão”, onde é possível pernoitar em rústicas acomodações, e fazer o “Bóia Cross”. Na região do Peba e Cachoeira Rica também existem uma série de atrações.