Pequena, aconchegante e conhecida como cidade do pastel, Jangada, a 100 km de Cuiabá, tem atraído a atenção de visitantes de várias partes do Brasil que, geralmente, estão em trânsito para o Norte de Mato Grosso. É uma opção para aqueles que gostam de experimentar sabores, cheiros e sensações diferentes.
Com uma história bem tradicional de pequenas comunidades localizadas às margens de importantes estradas brasileiras, o nome de Jangada tem origem geográfica, vem do ribeirão Jangada, riacho que passa ao lado do município e deságua no rio Cuiabá.
Já na década de 80, se tornou ponto de parada obrigatória para os viajantes que enfrentavam até dois dias de viagem até chegar ao Norte de Mato Grosso.
Quando os ônibus que seguiam em direção a Sinop e outras cidades paravam, os comerciantes ofereciam churrasquinho com mandioca e o pastel que com o tempo se tornou tradicional.
Até setembro/2019, a cidade detinha o recorde do maior pastel do Brasil. Os pasteleiros prepararam um salgado com 1,74 m e 15 kg, superando Fortaleza (CE) que fritou um pastel de 1,59 m e era até então a recordista.
Mais tarde no mesmo ano, a equipe do Programa Melhor da Tarde quebrou um novo recorde com ajuda do chef Donizete, a apresentadora Cátia Fonseca montou um pastel recheado com queijo, filé mignon, palmito, camarão e frango. Desta vez, a iguaria produzida se tornou a maior do Brasil, com 294 centímetros e 212 quilos.