A apenas 145 km de Cuiabá/MT, Jaciara é conhecida na região como a Capital dos Esportes Radicais. E a fama faz todo o sentido. Repleta de grutas, cachoeiras e corredeiras, atrai adeptos do rafting e do rapel que chegam à cidadezinha de 30 mil habitantes em busca de adrenalina.
Conheci dois pontos turísticos na cidade, e acredite, tem muita coisa boa:
Cachoeira da Fumaça: Com uma queda de 30 metros e um grande volume de água, ela se impõe em meio à natureza. Alguns corajosos, que gostam de muita adrenalina, encaram descer de rapel por uma queda lateral, para logo depois, embarcarem em um bote e enfrentarem as corredeiras do Rio Tenente Amaral.
Cachoeira da Mulata: A cachoeira é formada pelo córrego da Mulata e tem aproximadamente 25 metros de queda d’água. Também é utilizada para a prática de rapel pelas agências locais. Por estar localizada próxima a cidade, apenas 15 km do centro, tornou-se a principal área de lazer dos moradores.
Fora da água também há muito para ver e fazer em Jaciara. A 15 km do centro, na fazenda Castanheira, fica o Sítio Arqueológico Vale das Perdidas, repleto de pinturas rupestres que remetem a inscrições datadas há mais de 3 mil anos. Já na Fazenda Vertente, a 60 km, a atração é a Caverna que Chora. Dividida em várias galerias e salões de arenito, guarda uma surpresa no último salão: uma pequena cachoeira que forma uma banheira natural, apelidada de Cachoeira do Amor.
Bora mototuristar? Descubra Mato Grosso!