.

Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!

Os pneus originais da Himalayan ERAM os Pirelli MT-60 até 2021, e atualmente são os CEAT Gripp. A CEAT é uma fabricante indiana de pneus muito antiga. O Gripp tem o mesmo desenho do MT-60 e são pneus mistos, com especificação de uso 70% on-road e 30% off-road. Após milhares de Km rodados com esses pneus originais na Himalayan moendo em asfalto, terra, pedra, barro, seco e molhado, eles vão bem em tudo exceto o barro duro molhado. Mas nisso qualquer pneu vai dar ruim mesmo. E os MT-60 estão durando o dobro dos CEAT Gripp!

Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Himalayan, e encontramos muitas opções no mercado brasileiro. 

A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da Himalayan as medidas são: Dianteiro 90/90-21 e Traseiro 120/80-17. A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 90mm de largura (9cm). Tem altura de 90% da largura, ou seja 81mm (8,1cm). E diâmetro do aro de 21 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 120mm, altura 80% de 120, e aro 17). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.

A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 90/90-21 e veja o que vem. Essa consulta está pronta AQUI!

E então vem dezenas de pneus nos resultados, e como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! Leia AQUI a dica sobre isso, no site da Michelin! A Himalayan é moto de 195Kg que atinge 140Km/h! Se o pneu não for fabricado para aguentar este peso e velocidade, você corre risco sério! Não adianta pegar um pneu barato de 150 reais que se usa em uma moto de 200cc leve e lerda! A Himalayan precisa de pneus com uma qualidade superior! Fique SEMPRE ligado nessas letrinhas esquecidas que vem logo após a medida do pneu. O pneu dianteiro tem que ser 54 ou maior, e letra R ou superior. O traseiro tem que ser 64 ou maior, e R ou superior.

E SIM, pneus TL (sem câmara) podem ser usados em aros raiados, basta colocar também a câmara de ar adequada ao aro, sem qualquer problema ou dificuldade! Tem vendedor de pneus se confundindo nessa hora e passando informação errada. Único inconveniente é que são mais caros que os pneus TT (TubeType – com câmara).

Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).

Os pneus originais estão em primeiro na tabela. QUALQUER MOTO que tiver a mesma medida, pode usar os pneus desse levantamento (Tenere250, XRE, Falcon, etc). Os demais pneus são as alternativas compatíveis no mercado brasileiro em abril/2019. Para o pneu traseiro, a medida 120/90-17 tem poucas opções, e a medida 130/80-17 é uma boa alternativa sem maiores preocupações se pode ou não pode.

Pneus mais largos até podem ser utilizados, mas não recomendamos se for apenas por estética! São mais pesados, vai influenciar no consumo, na ciclística. Dependendo da largura tem que trocar o aro da roda pra não deformar o pneu. A brincadeira começa a ficar cara e arriscada.

Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!

Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!

 

Copie o PRODUTO E MODELO da tabela, cole no Google e mande pesquisar que vem os preços e informações.

PNEU MEDIDA PRODUTO MODELO ON/OFF
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI MT60 90/90-21 54H 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI MT21 RALLYCROSS 90/90-21 54R 10/90
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI SCORPION TRAIL 90/90-21 54S 90/10
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI SCORPION TRAIL2 90/90-21 54V 90/10
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER KAROO 3 90/90-21 54R 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER KAROO 3 90/90-21 54S 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER ENDURO 3 SAHARA 90/90-21 54H 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER ENDURO 3 SAHARA 90/90-21 54S 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER TOURANCE 90/90-21 54H 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER TOURANCE 90/90-21 54S 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER KAROO STREET 90/90-21 54V 90/10
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER TOURANCE NEXT 90/90-21 54V 90/10
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI R34 90/90-21 54S 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI HE42 90/90-21 54R 0/100
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI HE40 90/90-21 54R 0/100
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI SR39 90/90-21 54M 0/100
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI RMX35 90/90-21 54M 0/100
DIANTEIRO 90/90-21 LEVORIN DUAL SPORT 90/90-21 54S 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 LEVORIN DINGO EVO 90/90-21 54R 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 LEVORIN DUNA 90/90-21 54S 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN ANAKEE 3 90/90-21 54V 90/10
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN ANAKEE ADVENTURE 90/90-21 54V 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN ANAKEE STREET 90/90-21 54T 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN SIRAC 90/90-21 54T 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN SIRAC STREET 90/90-21 54T 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 MAGGION VIPER (NÃO PRESTA!) 90/90-21 54T 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 TECHNIC ENDURANCE (NÃO PRESTA!) 90/90-21 54S 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 TECHNIC T&C (NÃO PRESTA!) 90/90-21 54S 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 VIPAL TR300 90/90-21 54S 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 HEIDENAU SCOT K60 90/90-21 54T 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 HEIDENAU SCOT K76 90/90-21 54H 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E07 90/90-21 54T 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E08 90/90-21 54T 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E09 90/90-21 54R 10/90
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E10 90/90-21 54T 50/50
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS Terraforce 90/90-21 54V 90/10
DIANTEIRO 90/90-21 IRA BUNKER 90/90-21 52S 70/30
DIANTEIRO 90/90-21 CINBORG PARRUDO 90/90-21 54S 80/20
DIANTEIRO 90/90-21 CINBORG CB-60 90/90-21 54S 80/20
PNEU MEDIDA PRODUTO MODELO ON/OFF
TRASEIRO 120/90-17 PIRELLI MT60 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 120/90-17 PIRELLI MT21 RALLYCROSS 120/90-17 64R 10/90
TRASEIRO 130/80-17 PIRELLI MT60 130/80-17 65H 70/30
TRASEIRO 130/90-17 PIRELLI MT21 RALLYCROSS 130/90-17 68P 50/50
TRASEIRO 120/90-17 PIRELLI SCORPION TRAIL 120/90-17 64S 90/10
TRASEIRO 130/80-17 PIRELLI SCORPION TRAIL 130/80-17 65S 90/10
TRASEIRO 130/80-17 PIRELLI SCORPION TRAIL2 130/80-17 R 65V 90/10
TRASEIRO 130/80-17 METZELER KAROO 3 130/80-17 65R 50/50
TRASEIRO 120/90-17 METZELER ENDURO 3 SAHARA 120/90-17 64S 50/50
TRASEIRO 130/80-17 METZELER ENDURO 3 SAHARA 130/80-17 65S 50/50
TRASEIRO 130/80-17 METZELER ENDURO 3 SAHARA 130/80-17 65T 50/50
TRASEIRO 120/90-17 METZELER TOURANCE 120/90-17 64S 80/20
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE 130/80-17 65S 80/20
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE 130/80-17 R 65S 80/20
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE 130/80-17 R 65H 80/20
TRASEIRO 130/80-17 METZELER KAROO STREET 130/80-17 R 65V 90/10
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE NEXT 130/80-17 R 65V 90/10
TRASEIRO 120/90-17 RINALDI R34 120/90-17 64P 80/20
TRASEIRO 130/80-17 RINALDI R34 130/80-17 65P 80/20
TRASEIRO 120/90-17 LEVORIN DUAL SPORT 120/90-17 64S 80/20
TRASEIRO 130/80-17 LEVORIN DUAL SPORT 130/80-17 65S 80/20
TRASEIRO 120/90-17 LEVORIN DINGO EVO 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 120/90-17 LEVORIN DUNA 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 130/80-17 MICHELIN ANAKEE 3 130/80-17 65H 90/10
TRASEIRO 130/80-17 MICHELIN ANAKEE ADVENTURE 130/80-17 65H 80/20
TRASEIRO 130/80-17 MICHELIN ANAKEE STREET 130/80-17 71T 80/20
TRASEIRO 120/90-17 MICHELIN SIRAC 120/90-17 64T 70/30
TRASEIRO 120/90-17 MICHELIN SIRAC STREET 120/90-17 64T 80/20
TRASEIRO 120/90-17 MAGGION VIPER (NÃO PRESTA!) 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 120/90-17 TECHNIC T&C (NÃO PRESTA!) 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 130/80-17 TECHNIC T&C PLUS (NÃO PRESTA!) 130/80-17 65S 80/20
TRASEIRO 120/90-17 VIPAL TR300 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 130/80-17 VIPAL TR300 130/80-17 65T 70/30
TRASEIRO 130/80-17 HEIDENAU SCOT K60 130/80-17 65H 50/50
TRASEIRO 130/80-17 HEIDENAU SCOT K76 130/80-17 65H 80/20
TRASEIRO 120/90-17 MITAS E07 120/90-17 64H 50/50
TRASEIRO 130/80-17 MITAS E08 130/80-17 65T 70/30
TRASEIRO 120/90-17 IRA BUNKER 120/90-17 64S 70/30
TRASEIRO 130/80-17 CINBORG PARRUDO 130/80-17 65S 80/20

Colabore sugerindo um pneu compatível que você JÁ USOU na sua Royal Enfield!

nome e contato (telefone ou email)
Código da peça, ou moto doadora