.
Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!
Os pneus originais da Himalayan ERAM os Pirelli MT-60 até 2021, e atualmente são os CEAT Gripp. A CEAT é uma fabricante indiana de pneus muito antiga. O Gripp tem o mesmo desenho do MT-60 e são pneus mistos, com especificação de uso 70% on-road e 30% off-road. Após milhares de Km rodados com esses pneus originais na Himalayan moendo em asfalto, terra, pedra, barro, seco e molhado, eles vão bem em tudo exceto o barro duro molhado. Mas nisso qualquer pneu vai dar ruim mesmo. E os MT-60 estão durando o dobro dos CEAT Gripp!
Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Himalayan, e encontramos muitas opções no mercado brasileiro.
A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da Himalayan as medidas são: Dianteiro 90/90-21 e Traseiro 120/80-17. A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 90mm de largura (9cm). Tem altura de 90% da largura, ou seja 81mm (8,1cm). E diâmetro do aro de 21 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 120mm, altura 80% de 120, e aro 17). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.
A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 90/90-21 e veja o que vem. Essa consulta está pronta AQUI!
E então vem dezenas de pneus nos resultados, e como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! Leia AQUI a dica sobre isso, no site da Michelin! A Himalayan é moto de 195Kg que atinge 140Km/h! Se o pneu não for fabricado para aguentar este peso e velocidade, você corre risco sério! Não adianta pegar um pneu barato de 150 reais que se usa em uma moto de 200cc leve e lerda! A Himalayan precisa de pneus com uma qualidade superior! Fique SEMPRE ligado nessas letrinhas esquecidas que vem logo após a medida do pneu. O pneu dianteiro tem que ser 54 ou maior, e letra R ou superior. O traseiro tem que ser 64 ou maior, e R ou superior.
E SIM, pneus TL (sem câmara) podem ser usados em aros raiados, basta colocar também a câmara de ar adequada ao aro, sem qualquer problema ou dificuldade! Tem vendedor de pneus se confundindo nessa hora e passando informação errada. Único inconveniente é que são mais caros que os pneus TT (TubeType – com câmara).
Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).
Os pneus originais estão em primeiro na tabela. QUALQUER MOTO que tiver a mesma medida, pode usar os pneus desse levantamento (Tenere250, XRE, Falcon, etc). Os demais pneus são as alternativas compatíveis no mercado brasileiro em abril/2019. Para o pneu traseiro, a medida 120/90-17 tem poucas opções, e a medida 130/80-17 é uma boa alternativa sem maiores preocupações se pode ou não pode.
Pneus mais largos até podem ser utilizados, mas não recomendamos se for apenas por estética! São mais pesados, vai influenciar no consumo, na ciclística. Dependendo da largura tem que trocar o aro da roda pra não deformar o pneu. A brincadeira começa a ficar cara e arriscada.
Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!
Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!
Copie o PRODUTO E MODELO da tabela, cole no Google e mande pesquisar que vem os preços e informações.
PNEU | MEDIDA | PRODUTO | MODELO | ON/OFF |
---|---|---|---|---|
DIANTEIRO | 90/90-21 | PIRELLI MT60 | 90/90-21 54H | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | PIRELLI MT21 RALLYCROSS | 90/90-21 54R | 10/90 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | PIRELLI SCORPION TRAIL | 90/90-21 54S | 90/10 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | PIRELLI SCORPION TRAIL2 | 90/90-21 54V | 90/10 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER KAROO 3 | 90/90-21 54R | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER KAROO 3 | 90/90-21 54S | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER ENDURO 3 SAHARA | 90/90-21 54H | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER ENDURO 3 SAHARA | 90/90-21 54S | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER TOURANCE | 90/90-21 54H | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER TOURANCE | 90/90-21 54S | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER KAROO STREET | 90/90-21 54V | 90/10 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | METZELER TOURANCE NEXT | 90/90-21 54V | 90/10 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | RINALDI R34 | 90/90-21 54S | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | RINALDI HE42 | 90/90-21 54R | 0/100 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | RINALDI HE40 | 90/90-21 54R | 0/100 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | RINALDI SR39 | 90/90-21 54M | 0/100 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | RINALDI RMX35 | 90/90-21 54M | 0/100 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | LEVORIN DUAL SPORT | 90/90-21 54S | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | LEVORIN DINGO EVO | 90/90-21 54R | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | LEVORIN DUNA | 90/90-21 54S | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MICHELIN ANAKEE 3 | 90/90-21 54V | 90/10 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MICHELIN ANAKEE ADVENTURE | 90/90-21 54V | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MICHELIN ANAKEE STREET | 90/90-21 54T | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MICHELIN SIRAC | 90/90-21 54T | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MICHELIN SIRAC STREET | 90/90-21 54T | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MAGGION VIPER (NÃO PRESTA!) | 90/90-21 54T | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | TECHNIC ENDURANCE (NÃO PRESTA!) | 90/90-21 54S | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | TECHNIC T&C (NÃO PRESTA!) | 90/90-21 54S | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | VIPAL TR300 | 90/90-21 54S | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | HEIDENAU SCOT K60 | 90/90-21 54T | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | HEIDENAU SCOT K76 | 90/90-21 54H | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MITAS E07 | 90/90-21 54T | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MITAS E08 | 90/90-21 54T | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MITAS E09 | 90/90-21 54R | 10/90 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MITAS E10 | 90/90-21 54T | 50/50 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | MITAS Terraforce | 90/90-21 54V | 90/10 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | IRA BUNKER | 90/90-21 52S | 70/30 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | CINBORG PARRUDO | 90/90-21 54S | 80/20 |
DIANTEIRO | 90/90-21 | CINBORG CB-60 | 90/90-21 54S | 80/20 |
PNEU | MEDIDA | PRODUTO | MODELO | ON/OFF |
---|---|---|---|---|
TRASEIRO | 120/90-17 | PIRELLI MT60 | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 120/90-17 | PIRELLI MT21 RALLYCROSS | 120/90-17 64R | 10/90 |
TRASEIRO | 130/80-17 | PIRELLI MT60 | 130/80-17 65H | 70/30 |
TRASEIRO | 130/90-17 | PIRELLI MT21 RALLYCROSS | 130/90-17 68P | 50/50 |
TRASEIRO | 120/90-17 | PIRELLI SCORPION TRAIL | 120/90-17 64S | 90/10 |
TRASEIRO | 130/80-17 | PIRELLI SCORPION TRAIL | 130/80-17 65S | 90/10 |
TRASEIRO | 130/80-17 | PIRELLI SCORPION TRAIL2 | 130/80-17 R 65V | 90/10 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER KAROO 3 | 130/80-17 65R | 50/50 |
TRASEIRO | 120/90-17 | METZELER ENDURO 3 SAHARA | 120/90-17 64S | 50/50 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER ENDURO 3 SAHARA | 130/80-17 65S | 50/50 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER ENDURO 3 SAHARA | 130/80-17 65T | 50/50 |
TRASEIRO | 120/90-17 | METZELER TOURANCE | 120/90-17 64S | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER TOURANCE | 130/80-17 65S | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER TOURANCE | 130/80-17 R 65S | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER TOURANCE | 130/80-17 R 65H | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER KAROO STREET | 130/80-17 R 65V | 90/10 |
TRASEIRO | 130/80-17 | METZELER TOURANCE NEXT | 130/80-17 R 65V | 90/10 |
TRASEIRO | 120/90-17 | RINALDI R34 | 120/90-17 64P | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | RINALDI R34 | 130/80-17 65P | 80/20 |
TRASEIRO | 120/90-17 | LEVORIN DUAL SPORT | 120/90-17 64S | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | LEVORIN DUAL SPORT | 130/80-17 65S | 80/20 |
TRASEIRO | 120/90-17 | LEVORIN DINGO EVO | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 120/90-17 | LEVORIN DUNA | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 130/80-17 | MICHELIN ANAKEE 3 | 130/80-17 65H | 90/10 |
TRASEIRO | 130/80-17 | MICHELIN ANAKEE ADVENTURE | 130/80-17 65H | 80/20 |
TRASEIRO | 130/80-17 | MICHELIN ANAKEE STREET | 130/80-17 71T | 80/20 |
TRASEIRO | 120/90-17 | MICHELIN SIRAC | 120/90-17 64T | 70/30 |
TRASEIRO | 120/90-17 | MICHELIN SIRAC STREET | 120/90-17 64T | 80/20 |
TRASEIRO | 120/90-17 | MAGGION VIPER (NÃO PRESTA!) | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 120/90-17 | TECHNIC T&C (NÃO PRESTA!) | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 130/80-17 | TECHNIC T&C PLUS (NÃO PRESTA!) | 130/80-17 65S | 80/20 |
TRASEIRO | 120/90-17 | VIPAL TR300 | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 130/80-17 | VIPAL TR300 | 130/80-17 65T | 70/30 |
TRASEIRO | 130/80-17 | HEIDENAU SCOT K60 | 130/80-17 65H | 50/50 |
TRASEIRO | 130/80-17 | HEIDENAU SCOT K76 | 130/80-17 65H | 80/20 |
TRASEIRO | 120/90-17 | MITAS E07 | 120/90-17 64H | 50/50 |
TRASEIRO | 130/80-17 | MITAS E08 | 130/80-17 65T | 70/30 |
TRASEIRO | 120/90-17 | IRA BUNKER | 120/90-17 64S | 70/30 |
TRASEIRO | 130/80-17 | CINBORG PARRUDO | 130/80-17 65S | 80/20 |