Os pneus originais da Himalayan são os Pirelli MT 60. São pneus mistos, com especificação de uso 70% on-road e 30% off-road. Na minha prática após 8000Km com a Himalayan moendo em asfalto, terra, pedra, barro, seco e molhado, eles vão bem em tudo exceto o barro duro molhado. Mas nisso qualquer pneu vai dar ruim mesmo.

Experiencia com outros pneus:
Classic 500 – veio com pneus Avon on-road. Quando Fui pra Bahia em 2014 troquei o traseiro por um Rinaldi R34 misto. No meio da Transamazônica troquei o dianteiro por outro Rinaldi, modelo R21 misto também. Quando os dois acabaram, a moto recebeu um Metzeler Tourance dianteiro e um Metzeler Enduro3 Sahara traseiro. O Tourance vai bem no asfalto e terra seca também, mas tem fama de ser um pneu com defeitos de fabricação, descamando a banda de rodagem. Nunca me deu problema, pode ter sido um lote defeituoso que chegou ao mercado e queimou o filme deste modelo.

Vstrom 650 – Ela veio com o Michelin Anakee3 (ótimo para o asfalto e bem pouco offroad) e depois pra viagem Amazonia 2016 escolhi um par de Heidenau Scot K60, novidade no mercado brasileiro naquele ano. Pneu top de linha 50% ON 50% OFF que atendeu muito bem durante a viagem, exceto pelo barro duro molhado eheheh. O Heidenau antigamente não tinha medidas compatíveis com as trail médias (Himalayan, Tenere, XRE, Falcon), agora o importador já está trazendo.

Tenere 250 – Usei Rinaldi R34 que veio nela quando comprei, e fiz a Amazonia 2017 (veja Projeto Estradas Amazônicas). Depois instalei um par de Pirelli Duratraction (pneu 80% ON 20% OFF) e pro Jalapão coloquei um par de Metzeler Enduro3 Sahara (50% ON 50% OFF). Ao todo foram 40000Km de festa durante um ano, todos eles bons no asfalto e terra, com vantagem para o Metzeler.

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Atualização JAN/2020:
Instalei o Vipal TR300 na Himalayan antes da viagem Amazônia 2019. Moto estava com 14500Km rodados, o pneu original já estava no TWI e poderia rodar mais uns 2000Km, mas a viagem seria de 11000Km então a decisão foi trocar antes da viagem e colocar um pneu que durasse a viagem inteira. Após algumas pesquisas escolhi o TR300. Desenho similar ao Pirelli MT-60, e rodou muito bem no asfalto (inclusive na chuva) e na terra. Agora o pneu está com 21000Km rodados e já acabando. O pneu dianteiro ainda é o original, chegando aos 35000Km e também acabado. Vou testar um par novo de uma dessas marcas mais baratas.

Atualização FEV/2020:
Acabei instalando um par de Metzeler Karoo3, pneu 50/50, devido a missão do carnaval 2020: percorrer o Canion do Viana, em Bom Jesus/PI. Serão 90Km de AREIA pelo menos, fora as outras dezenas de km de terra. Já testei em uma estradinha molhada, barro escorregadio, e o pneu traciona MUITO. No asfalto molhado também deu segurança, embora eu não seja muito ousado na chuva. Como todo pneu mais off, faz um barulhinho ao rodar (eu acho legal) e pode gerar um pouco de vibração a mais devido o desenho dos gomos.

– – Continua o texto original – – –

Das marcas pesquisadas, NÃO CONFIO nos TECHNIC. São baratos, a banda de rodagem é copiada de outros fabricantes e só isso já me diz que não tem pesquisa, desenvolvimento e ética, e se não tem ética, não dá pra confiar que a borracha presta. Nunca usei Levorin, Maggion, Ira, Cinborg mas inspiram mais confiança que esse Technic.

Pensamento para reflexão: COM PASTILHA DE FREIO E PNEU NÃO SE BRINCA! Numa emergência em viagem, você até bota uma alternativa barata ou fora da especificação correta, mas lembre sempre que não vai poder rodar como antes, tem que ficar atento e sem abusar na pilotagem.

Os pneus originais estão em primeiro na tabela. QUALQUER MOTO que tiver a mesma medida, pode usar os pneus desse levantamento (Tenere250, XRE, Falcon, etc). Os demais pneus são as alternativas compatíveis no mercado brasileiro em abril/2019. Para o pneu traseiro, a medida 120/90/17 tem poucas opções, e a medida 130/80/17 é uma boa alternativa sem maiores preocupações se pode ou não pode. Pneus mais largos que isso nunca usei, nem recomendo se for apenas por estética. Outra dica importante quando comprar pneus é ficar atento ao índice de carga e o índice de velocidade do pneu, aqueles números e letras após a medida. Além de terem preços diferentes, se botar errado (pra menos) o pneu vai durar menos que o esperado e o barato vai sair caro no final.

Pesquisa de preços básica feita pelo Google em 23/04/2019. Copie o PRODUTO E MODELO da tabela, cole no Google e mande pesquisar que vem os preços e informações.

PNEU MEDIDA PRODUTO MODELO ON/OFF VALORES
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI MT60 90/90-21 54H 70/30 267 a 374
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI MT21 RALLYCROSS 90/90-21 54R 10/90 n.e.
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI SCORPION TRAIL 90/90-21 54S 90/10 310 a 365
DIANTEIRO 90/90-21 PIRELLI SCORPION TRAIL2 90/90-21 54V 90/10 299 a 340
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER KAROO 3 90/90-21 54R 50/50 300 a 426
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER KAROO 3 90/90-21 54S 50/50 n.e.
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER ENDURO 3 SAHARA 90/90-21 54H 50/50 271 a 362
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER ENDURO 3 SAHARA 90/90-21 54S 50/50 229 a 259
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER TOURANCE 90/90-21 54H 80/20 275 a 315
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER TOURANCE 90/90-21 54S 80/20 273 a 299
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER KAROO STREET 90/90-21 54V 90/10 275 a 346
DIANTEIRO 90/90-21 METZELER TOURANCE NEXT 90/90-21 54V 90/10 275 a 349
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI R34 90/90-21 54S 80/20 149 a 214
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI HE42 90/90-21 54R 0/100 175 a 256
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI HE40 90/90-21 54R 0/100 222 a 285
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI SR39 90/90-21 54M 0/100 194
DIANTEIRO 90/90-21 RINALDI RMX35 90/90-21 54M 0/100 149 a 166
DIANTEIRO 90/90-21 LEVORIN DUAL SPORT 90/90-21 54S 80/20 154 a 234
DIANTEIRO 90/90-21 LEVORIN DINGO EVO 90/90-21 54R 70/30 124 a 240
DIANTEIRO 90/90-21 LEVORIN DUNA 90/90-21 54S 70/30 155 a 200
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN ANAKEE 3 90/90-21 54V 90/10 714 a 910
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN ANAKEE ADVENTURE 90/90-21 54V 80/20 1100
DIANTEIRO 90/90-21 MICHELIN SIRAC STREET 90/90-21 54T 80/20 n.e.
DIANTEIRO 90/90-21 MAGGION VIPER 90/90-21 54T 70/30 132 a 190
DIANTEIRO 90/90-21 TECHNIC ENDURANCE 90/90-21 54S 50/50 n.e.
DIANTEIRO 90/90-21 TECHNIC T&C 90/90-21 54S 70/30 132 a 180
DIANTEIRO 90/90-21 VIPAL TR300 90/90-21 54S 70/30 163 a 180
DIANTEIRO 90/90-21 HEIDENAU SCOT K60 90/90-21 54T 50/50 480 a 550
DIANTEIRO 90/90-21 HEIDENAU SCOT K76 90/90-21 54H 80/20 529 a 569
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E07 90/90-21 54T 50/50 795 a 864
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E08 90/90-21 54T 70/30 399 a 507
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E09 90/90-21 54R .10/90 453 a 580
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS E10 90/90-21 54T 50/50 661
DIANTEIRO 90/90-21 MITAS Terraforce 90/90-21 54V 90/10 587
DIANTEIRO 90/90-21 IRA BUNKER 90/90-21 52S 70/30 180 a 210
DIANTEIRO 90/90-21 CINBORG PARRUDO 90/90-21 54S 80/20 125 a 150
PNEU MEDIDA PRODUTO MODELO ON/OFF VALORES
TRASEIRO 120/90-17 PIRELLI MT60 120/90-17 64S 70/30 356 a 417
TRASEIRO 120/90-17 PIRELLI MT21 RALLYCROSS 120/90-17 64R 10/90 386
TRASEIRO 130/80-17 PIRELLI MT60 130/80-17 65H 70/30 361 a 526
TRASEIRO 130/90-17 PIRELLI MT21 RALLYCROSS 130/90-17 68P 50/50 n.e.
TRASEIRO 120/90-17 PIRELLI SCORPION TRAIL 120/90-17 64S 90/10 380
TRASEIRO 130/80-17 PIRELLI SCORPION TRAIL 130/80-17 65S 90/10 400 a 474
TRASEIRO 130/80-17 PIRELLI SCORPION TRAIL2 130/80-17 R 65V 90/10 640 a 660
TRASEIRO 130/80-17 METZELER KAROO 3 130/80-17 65R 50/50 402 a 500
TRASEIRO 120/90-17 METZELER ENDURO 3 SAHARA 120/90-17 64S 50/50 312 a 380
TRASEIRO 130/80-17 METZELER ENDURO 3 SAHARA 130/80-17 65S 50/50 340 a 360
TRASEIRO 130/80-17 METZELER ENDURO 3 SAHARA 130/80-17 65T 50/50 280 a 440
TRASEIRO 120/90-17 METZELER TOURANCE 120/90-17 64S 80/20 259 a 500
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE 130/80-17 65S 80/20 380 a 540
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE 130/80-17 R 65S 80/20 370 a 500
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE 130/80-17 R 65H 80/20 379 a 601
TRASEIRO 130/80-17 METZELER KAROO STREET 130/80-17 R 65V 90/10 400 a 500
TRASEIRO 130/80-17 METZELER TOURANCE NEXT 130/80-17 R 65V 90/10 600 a 674
TRASEIRO 120/90-17 RINALDI R34 120/90-17 64P 80/20 240 a 325
TRASEIRO 130/80-17 RINALDI R34 130/80-17 65P 80/20 247 a 365
TRASEIRO 120/90-17 LEVORIN DUAL SPORT 120/90-17 64S 80/20 200 a 255
TRASEIRO 130/80-17 LEVORIN DUAL SPORT 130/80-17 65S 80/20 271 a 344
TRASEIRO 120/90-17 LEVORIN DINGO EVO 120/90-17 64S 70/30 205 a 283
TRASEIRO 120/90-17 LEVORIN DUNA 120/90-17 64S 70/30 219 a 294
TRASEIRO 130/80-17 MICHELIN ANAKEE 3 130/80-17 65H 90/10 520 a 770
TRASEIRO 130/80-17 MICHELIN ANAKEE ADVENTURE 130/80-17 65H 80/20 n.e.
TRASEIRO 120/90-17 MICHELIN SIRAC STREET 120/90-17 64T 80/20 n.e.
TRASEIRO 120/90-17 MAGGION VIPER 120/90-17 64S 70/30 233 a 248
TRASEIRO 120/90-17 TECHNIC T&C 120/90-17 64S 70/30 148 a 218
TRASEIRO 130/80-17 TECHNIC T&C PLUS 130/80-17 65S 80/20 232 a 275
TRASEIRO 120/90-17 VIPAL TR300 120/90-17 64S 70/30 214 a 262
TRASEIRO 130/80-17 VIPAL TR300 130/80-17 65T 70/30 246 a 300
TRASEIRO 130/80-17 HEIDENAU SCOT K60 130/80-17 65H 50/50 750 a 880
TRASEIRO 130/80-17 HEIDENAU SCOT K76 130/80-17 65H 80/20 680 a 880
TRASEIRO 120/90-17 MITAS E07 120/90-17 64H 50/50 523
TRASEIRO 130/80-17 MITAS E08 130/80-17 65T 70/30 510
TRASEIRO 120/90-17 IRA BUNKER 120/90-17 64S 70/30 200 a 250
TRASEIRO 130/80-17 CINBORG PARRUDO 130/80-17 65S 80/20 230 a 250

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