Neste final de 2020 o chefão da Royal Enfield anunciou na imprensa indiana que eles estão planejando vários novos modelos para os próximos anos! Acompanhe aqui essa notícia!

 

Em uma entrevista para a Agência de Notícias PTI (Press Trust of India), o CEO da Royal Enfield, Vinod Dasari, anunciou logo após o lançamento da Meteor 350 que a empresa está trabalhando em vários novos modelos. Entusiasmado, ele citou 28 novidades para os próximos 7 anos, o que matematicamente dá um lançamento a cada 3 meses! 

“Nós temos um plano de produtos para os próximos 5 a 7 anos. Queremos lançar uma novidade a cada trimestre e não estou falando de variações com acessórios ou novas cores! São 28 novos modelos pelo menos, pra começar! E todos eles no segmento 250 a 750cc que é nosso foco. Vamos continuar fortalecendo este segmento com uma linha de produtos inspiradora, acessível e verdadeiramente global.”

 

O que tem de verdade nisso? O que podemos esperar da Royal Enfield?

Sabemos que a Meteor 350 é o primeiro lançamento de uma nova plataforma chamada J, da qual devem derivar uma família completa de novos modelos. É razoável esperar que deverão existir versões óbvias como a Classic 350 e a Bullet 350. E Já se comenta na Índia expectativas para uma versão 350cc de um modelo no estilo da Interceptor. Algo ainda a entender como seria, pois precisaria de um novo quadro para isso. O motor 350cc em um quadro “cafe racer” ou “trail” será que está nos planos?

Para o motor 411cc, hoje utilizado apenas na Himalayan, não vemos oportunidade para motos no mesmo estilo da Meteor nem da Interceptor! O quadro da Himalayan no estilo trail é de uso muito específico. O motor 411 num quadro de Meteor não faz sentido pois seria uma moto muito próxima da própria Meteor. O motor 411 num quadro estilo “cafe racer” da Interceptor teria algum sentido? Para ter uma “Interceptor menor” então já partiria logo para o 350cc, que já é algo comentado na Índia. Pra onde essa família 411 poderia expandir? 

Já na linha dos motores 650cc, temos imediatamente a visão de uma Cruiser 650, já muito comentada pelos sites indianos como uma possibilidade. Ela precisa de um novo quadro no estilo “cruiser” (similar ao da Meteor) pois o atual quadro “cafe racer” da Interceptor/GT650 não é apropriado. E existindo um quadro “cruiser”, haverá viabilidade para uma versão Classic 650! Outro modelo sempre muito especulado na boataria é a “big-trail 650cc”, que para ser sincero, também precisa de outro quadro mais adequado à missão. Sabemos que existem customizações da Interceptor para uso em off-road, então um modelo “scrambler” oficial de fábrica pode estar na lista dos executivos da Royal. 

Essas nossas análises acima não chegam nem perto de 28 novos modelos como foi citado pelo chefão, então o planejamento para os próximos anos deve ser algo incrível! Será que finalmente veremos uma “Himalayan 650cc”? Notem que ele cita cilindradas de 250 e 750 hoje sem produtos, e nas declarações mais completas da entrevista ele inclui até mesmo uma moto elétrica!

Na mesma entrevista ao PTI o executivo também comenta que eles tem investimento, tem capacidade de produção, e vão abrir fábricas fora da Índia, na Argentina, Tailândia e também no Brasil! Estamos acompanhando e sempre atualizando a FAQ sobre o andamento desta fábrica no Brasil, que é citada já desde 2012 quando compramos as primeiras Classic 500 que chegaram no nosso país.

Os próximos anos serão animados!

Fontes:

Auto Hindustan Times

DriveSpark

Financial Times India