.
Chegou a hora de trocar pneus e está com dúvida do que fazer? Continuar com a marca e modelo original ou testar outras opções? Mas quais opções existem? E qual a melhor? Este artigo é pra você!
Os pneus originais da Shotgun são CEAT Zoom Cruze na dianteira e CEAT Zoom Rad Steel na traseira. A CEAT é uma fabricante indiana de pneus muito antiga. Fizemos um levantamento dos modelos de pneus que podem ser utilizados na Super Meteor, e encontramos algumas opções.
A primeira coisa é verificar as medidas originais dos pneus da moto. No caso da Shotgun as medidas são: Dianteiro 100/90-18 e Traseiro 150/70-17. A leitura é LARGURA/ALTURA-ARO. Ou seja, o pneu dianteiro tem 100mm de largura (10cm). Tem altura de 90% da largura, ou seja 90mm (9,0cm). E diâmetro do aro de 18 polegadas. O mesmo raciocínio se aplica para o pneu traseiro (largura 150mm, altura 70% de 150, e aro 17). Essa é a regra geral e vale pra qualquer pneu, seja de moto, de carro, caminhão, etc.
A segunda coisa agora é verificar NO GOOGLE quais pneus existem pra essas medidas. Você vai e coloca lá PNEU 150/70-17 e vem dezenas de pneus nos resultados! Deixamos essa pesquisa pronta AQUI!
Como avaliar? O primeiro item a avaliar é o INDICE DE CARGA E VELOCIDADE do pneu! LEIA AQUI a dica sobre isso! As Shotgun são motos de 241Kg que atingem 160Km/h! Se o pneu não for fabricado para aguentar este peso e velocidade, você corre risco sério! Não adianta pegar um pneu barato de 230 reais que se usa em uma moto de 300cc levinha! As Shotgun precisam de pneus com uma qualidade superior! Fique SEMPRE ligado nessas letrinhas esquecidas que vem logo após a medida do pneu. Conforme a ficha técnica oficial da moto, o pneu dianteiro tem que ter índice 57 ou maior, e da letra H pra frente. O traseiro tem que ter índice 71 ou maior, e também da letra H ou superior.
E por ter rodas de liga leve, a Shotgun usa pneus TUBELESS (TL), não precisa de câmara de ar. No caso de uma eventual falta de pneus TL no mercado, pode-se usar pneus TUBETYPE (TT) mas precisa instalar câmara de ar obrigatoriamente.
Outra dica importante é ficar atento a DATA DE FABRICAÇÃO do pneu, e não comprar pneus com mais de 5 anos de idade. Cuidado com promoções e preços muito baratos, podem estar desovando pneus velhos do estoque. Pergunte ao vendedor (se for loja virtual) e observe no pneu essa informação (se estiver em loja física enxergando o pneu na sua frente!).
Para usar pneus mais largos que os originais, o espaço livre do paralama dianteiro ou da balança traseira não permite muitas ampliações, fique atento a isso. Normalmente UM CENTIMETRO a mais normalmente não tem problema. Não temos ainda notícia de pneus mais largos sendo usados na Shotgun. Quando tivermos, atualizaremos esta página.
Lembrando sempre que pneus são importantíssimos para sua segurança! Se não tem certeza do que está fazendo, não faça! Se for experimentar trocar medidas, aros, tipos de uso, lembre que é por sua própria conta e risco. “Ride Safe” pra poder Rodar Sempre!
Registre as trocas de pneus no nosso banco de dados, para que possamos ter futuramente comparações de custo/benefício. Caso encontre novos modelos de pneus compatíveis com a moto, envie sua dica! Para essas duas atividades, utilize o formulário abaixo da tabela, nesta mesma página!
PNEUS DIANTEIROS
| CEAT | Zoom Cruze | 100/90-18 TL | 57H |
PNEUS TRASEIROS
| CEAT | Zoom Rad Steel | 150/70-17 TL | 71H |