Por Adriano Lopes de Melo

Aproveitando o feriado prolongado de sete de setembro e de Curitiba, eu e minha esposa nos aventuramos com a Battle Green pelas serras na Mata Atlântica entre SP e PR. Fomos visitar nossos parentes em Votorantim, interior de SP, e nosso roteiro de ida partindo de Curitiba foi pelo “Rastro da Serpente” entre Curitiba até Capão Bonito/SP, mais de 1200 curvas em meio a trechos com mata Atlântica, passando por vales e serras.

Muitos colegas motociclistas e cumprimentos pelo caminho, e um ponto de encontro em um mirante no alto da Serra entre Tunas do Paraná e Adrianópolis. A divisa dos estados é o Rio Ribeira de Iguape, um lado do rio a cidade de Adrianópolis/PR e outro lado Ribeira/SP. O trecho de curvas sem fim passa por Guapiara e Apiaí, onde tem um portal e outro ponto de encontro de motociclistas na entrada da cidade.

A serpente continua até Capão Bonito, já no Planalto paulista, e finaliza (ou inicia) no bar Porthal do Rastro da Serpente. Lá, a Battle Green foi motivo de fotos de outros colegas motociclistas, se destacando no meio das big trails e Harleys! De Capão seguimos pela Raposo Tavares até Sorocaba e Votorantim.

A volta, após uns dias com nossos familiares, foi pela “Serra da Macaca”, um roteiro de ecoturismo que atravessa um dos trechos mais bem preservados da Mata Atlântica. Boa parte passa dentro do Parque Estadual Carlos Botelho, com todo trecho pavimentado com lajotas de cimento e sem acostamento, com muitos recantos, para curtir sem pressa. Velocidade máxima permitida de 40 km/hora.

Após cerca de 35 km dentro do Parque, inicia um rodovia sinuosa entre a área rural de Sete Barras, já no Baixo Vale do Ribeira, até a cidade de Registro. Lá fizemos a parada no posto Graal, outras conversas com motociclistas e seguimos pela BR-116 até Curitiba. Pouco movimento, velocidade média de 100Km/h, sem estresse.

No total, quase 900Km rodados respeitando os limites de velocidade, sem problemas e curtindo cada momento.

por Diego Honorato

Finalmente lançada em 01/setembro/2021 a nova Royal Enfield Classic 350! O modelo corresponde a 80% das vendas da marca no mercado indiano, e sua atualização era amplamente esperada por todos. A plataforma é a mesma da Meteor 350 já lançada 10 meses antes, mas agora com as devidas modificações visuais para o estilo vintage/clássico do modelo. 

FORAM LANÇADAS CINCO VERSÕES:

REDDITCH : é a versão de entrada e não tem nada a ver com aquela série Redditch Classic 500 que vendeu aqui em 2019/2020. Vai ocupar lá na Índia o espaço que era dos modelos Bullet e Electra. Vem com pintura sólida no tanque em cinza escuro e verde clarinho, sem grafismos, só o logotipo adesivado e o restante da moto em preto. As rodas são raiadas, e possui ABS de um canal (ou seja, apenas na roda dianteira). O freio traseiro é a tambor.

 

HALCYON : a segunda versão equivale às versões normais antigas. Vem com o grafismo mais tradicional com a “gota” no tanque, e paralamas na cor da moto, As cores são Preto sólido, Verde sólido e Azul-calcinha sólido (eles chamam de Grey/cinza). O ABS é de dois canais (nas duas rodas, raiadas!).

 

SIGNALS : depois vem a versão Signals, que fica no lugar das militares. Homenageia as forças armadas indianas. Possuem ABS dois canais e pintura fosca nas cores cinza escuro e areia, com as laterais na cor da moto, sendo motor, escape e outros detalhes em preto.

 

DARK : são as foscas civis (ou não-militares). Equivalem às antigas Stealth Black e Gun Metal Grey. Também com ABS de dois canais, e vem com rodas de liga leve. Paralamas e laterais na cor da moto, sendo motor, escape e outros detalhes em preto.

 

CHROME : Bem ao estilo anos 60, vem nas cores vermelho sólido e marrom metálico no tanque e paralamas. O emblema clássico no tanque, motor e escape com acabamento cromado e as rodas raiadas completam o visual vintage. O ABS também é de dois canais. É a única versão que possui o Tripper Navigator no painel, ficando como acessório opcional para as demais.

 

A faixa de preços (NA ÍNDIA) mostra o posicionamento de cada modelo. Sendo a REDDITCH a básica de entrada, e a CHROME ficando no topo da linha.

 

MATÉRIAS JORNALISTICAS EM PORTUGUÊS COM MAIS DETALHES:
– Webmotors : Royal Enfield lança a nova geração da Classic 350
– Motoo : Royal Enfield lança a nova Classic 350
– Motor1 : Classic nova geração

por Rodrigo Collares

Registro da travessia que realizei no mês de Junho/2021. Foram mais de 600km de estradas de terra com muitas paisagens e caminhos pouco divulgados.

Três dias percorrendo desde a Costa Doce, cruzando pela Serra do Sudeste, e chegando no março fronteiriço com o Uruguay no interior da cidade de Bagé.

Vídeos no canal do YouTube: Ogro Humano