No carnaval 2021 aproveitei os 5 dias de “feriado” para visitar Campo Grande novamente. A última visita tinha sido em agosto 2020 no trecho final da viagem pelo Brasil. Voltei para fazer a palestra “Dicas de Viagem para Iniciantes”, e passar uns dias rodando com os amigos pela região do Pantanal. Fui de avião, e a Camila Rondon, uma das pioneiras de Royal Enfield do MS gentilmente me emprestou a moto dela para essa missão.

 

Fizemos a palestra no sábado pela manhã, com a presença de alguns amigos da cidade. Agradecimentos ao Gledson da Royal Enfield Campo Grande pela disponibilidade do espaço com café e petiscos para o pessoal. Depois já pegamos estrada e fomos curtir um churrascão em Miranda. No caminho, passamos pela Estrada Parque Piraputanga. Fantástico o trecho! Ainda pegamos uns poucos km de terra, que foram asfaltados algumas semanas depois.

No domingo iniciamos um passeio por Miranda, visitando alguns pontos legais como a Torre de Observação e a ponte ferroviária. Ambos abandonados. Depois do almoço rumamos para Bonito, para conhecer essa parte da estrada que eu ainda não conhecia. A idéia era ir pela serra de Morraria, toda de terra. Mas a época chuvosa e o índice VDM alto fizeram a gente adiar isso pra uma época melhor kkk.

 

Segunda então partimos de Bonito e seguimos em direção a Corumbá, para percorrer a famosa Estrada-Parque Pantanal. Uma paradinha no boteco da Maria do Jacaré só pra conhecer um pouco o local, e rapidinho já estávamos entrando no off-road. A estrada estava um pouco úmida ainda, proporcionando boa diversão e escorregadas. Um trecho longo de areia veio após a terra batida do início. Nada grave. Imagino que na época seca vai estar beeem fofo e desafiante. Depois a terra firme retorna, e já estamos atravessando centenas de pontes. Uma capivara levou um bom susto com as motos passando. No início da tarde chegamos no Bar do QuéQué , na região chamada Nhecolândia, e após uma pausa pra água, continuamos o rumo. Passamos a balsa em Porto da Manga, e em seguida acaba a planície e os retões. Começamos a subir uma serra, com um visual fantástico. E curvas, muitas curvas! Bom demais! Chegamos em Corumbá no final da tarde, ainda de dia.

 

Terça aproveitamos a manhã para visitar o Cais em Puerto Suarez, Bolívia. A passagem pela fronteira foi tranquila. A moto era emprestada mas a dona da moto estava presente (de carro) e não tivemos qualquer problema. Muito legal rodar uns 30km até o cais, curtir o visual e retornar. De volta ao Brasil, almoçamos, montamos as motos e fomos pra estrada. O tempo fechou e pegamos chuva durante todo o trecho até Campo Grande. Chegamos já no início da noite. Veja o roteiro completo dessa viagem AQUI. Foram aproximadamente 1250Km em 4 dias.

Mais um carnaval fantástico na estrada, entre amigos! Agradecimentos enormes ao Calangos MC pela recepção e apoio total!

Esta viagem teve um lado sentimental muito grande, pois em 1987 fiz essa região com meu pai. Ele pilotando uma CB450 e eu na garupa com 17 anos. Minha primeira viagem de moto. Coincidências numéricas, 17 anos depois eu iniciava minha CNH A em 2004, e mais 17 anos estava de volta em Corumbá em 2021.